segunda-feira, 25 de março de 2013

Dias difícieis

Estes têm sido dias difíceis.

O meu pai morreu. Não há outra forma de o dizer. 
A minha filha, antes de fazer 1 mês, perdeu o seu primeiro avô, que só teve a oportunidade de a ver uma vez.

O meu pai era uma pessoa muito doente, com muito pouca qualidade de vida, e todos nós sabíamos que isto poderia acontecer. Só ninguém esperava que fosse naquele dia... 

A minha relação com ele nem sempre foi fácil (bem pelo contrário), e nem sempre foi o melhor pai do mundo. Mas a doença tornou-o em alguém melhor, em alguém com quem tinha uma boa relação e que finalmente mostrava o quanto nos adorava. E são essas recordações que vou guardar. As boas. Que são muitas ao longo dos últimos anos.

Não tenho muitas palavras a dizer, a não ser que dói cá dentro, que dói ver a dor da minha mãe, que dói saber que a minha filha não se vai lembrar dele vivo. Mas estarei cá eu para lhe dizer que quando a viu as suas palavras foram "Que menina tão linda", e que os olhos dele brilharam muito.

No meio da dor e da tristeza, reina a tranquilidade de saber que partiu sem grande sofrimento nos seus últimos minutos, com a pessoa que mais amava ao lado. Reina a tranquilidade pois sabemos que já não sofre e que, eventualmente, foi melhor assim, pois o que aí vinha iria ser sempre pior do que já era.

Aos 31 anos perdi o meu pai.

Descansa em paz, que nós cá continuaremos a amar-te e a recordar-te com todo o amor e carinho.

12 comentários:

  1. Estava achar tão estarnha atua ausência querida.... Estou aqui, pouco vou dizer porque nada ajuda, mas posso te dizer que estou aqui sempre e podes sempre me contar comigo...

    brito.ap@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Querida Isa, fiquei tão triste por saber!
    Tenho a certeza que ele cuidará da netinha sempre! Foca-te nas maravilhas da tua bebé para conseguires ter sempre força para ultrapassar esta fase terrível!
    Um grande beijo e muita força, muita, muita

    ResponderEliminar
  3. Venho ler-te em silêncio, mas hoje não quis passar em branco. Lamento muito a tua perda, a perda da tua família. Apenas o tempo vai atenuar a dor. Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Lamento muito querida. Nestas alturas não há grande coisa a dizer quero apenas deixar-te um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  5. Não sei que dizer. Vim só deixar um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu perdi o meu pai pouco depois do meu filho fazer 6 meses e sei bem o que custa quando numa altura tão frágil o mundo desaba. Continuei sempre a falar do avô ao meu filho, que o reconhece apenas das fotografias. A nossa relaçao também não era a melhor e não tive tempo para me despedir. Não estava doente e morreu sozinho. Pelo menos o teu pai não estava só e teve a alegria de conhecer a neta. Agora é acreditar que estará a olhar por vocês... Como eu também acredito. Beijinhos e força

    ResponderEliminar
  7. Não há nada que possa dizer que ajude a aliviar a tua dor, apenas que sinto muito, do fundo do coração minha querida.

    Beijão enorme e um abraço muito, muito apertado

    ResponderEliminar
  8. Coragem para ultrapassar estes momentos difíceis. Beijinhos e muita força :)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todos pelo vosso carinho. Não é uma situação fácil, mas a vida continua, e quem cá fica precisa de atenção...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Sem saber muito bem o que dizer, mas apenas para deixar um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Lamento imenso. A tua filha irá conhecê-lo através das tuas recordações. Um abraço cheio de força

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada