terça-feira, 4 de março de 2014

Dia de pediatra

Hoje lá fomos à consulta de 1 ano. Fartou-se de brincar na sala de espera, a distribuir sorrisos e olás para cada pessoa que passava mas, depois, foi o terror. Mal a coloco na marquesa da médica, chora que parece que alguém a está a desmembrar! Que chatice... para nós e para a médica.. ela estava atolhada em trabalho e, claramente, ficou com pena de a pequenita ter reagido assim.. lá avisou que provavelmente isto se vai repetir até aos 2 anos... 

O último mês de viroses seguidas fez-se sentir ligeiramente. Baixou um pouco no percentil do peso e da altura. Mas como estava bastante bem, mal se nota. Não há problema. Nada de preocupante. 
Está com 10,2kg e 74,5cm.

Pelo meio da berraria, e enquanto o meu marido vestia a miúda, falamos da comida  e dos alimentos proibidos:
 - morango
 - chocolate
 - porco
 - marisco
E claro, tudo o que for enchidos, fritos, batatas fritas de pacote, coisas demasiado processadas (gelados, maioneses, refrigerantes, e coisas afins) e sal. Já pode então comer quase tudo, mas com pouquinho sal. E eu pretendo cumprir. Enquanto puder evitar que ela experimente coisas que não lhe trazem nada de valor em termos nutricionais, evito. 
O leite pode deixar de ser do de lata e passar ao leite de crescimento (1-3 anos) e iogurtes dos normais de aromas/pedaços (excepto de pedaços de morango).

Perguntou se já andava, que palavras dizia, e falamos em termos de vacinas (que não pode fazer agora porque está novamente doente...) o que temos a fazer e quando. 

Esqueci-me de falar dos dentes, pastas dos dentes, escovas e afins. A verdade é que comprei aquele kit da chicco e a pasta é de sabor a morango, mas julgo que é só o sabor. Hei-de esquecer sempre alguma coisa....

Diz a médica que este ano tem sido um dos piores de sempre em termos de meninos doentes. A minha já conta umas quantas viroses, mas já me dou por muito feliz por termos conseguido resolver tudo sem necessidade de internamento, nem antibióticos. 

Ai primavera, como anseio por ti!

2 comentários:

  1. Está óptima, a princesa :-) Penso q isso da pasta não fará mal, pqe o pediatra da minha filha, indicou-nos precisamente a pasta de morango, do Continente, pqe diz q é boa e barata. Bjs

    ResponderEliminar
  2. As indicações da vossa pediatra são muito parecidas com as do nosso. a tua menina está óptima :) em relação aos dentes o nosso indicou-nos que deviamos comprar uma pasta de adulto rica em fluor mas só pôr um bocadinho pequeno (do tamanho da unha do dedo mindinho dela) na escova e lavar os dentes de manhã e à noite.
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada