quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O bacalhau com broa

E a pedido desta menina, aqui vai a receita. Não foi retirada literalmente de nenhum site da internet... li vários e depois decidi como fazer. Há receitas com ovo, outras sem, com um ou outro ingrediente diferente.

Ingrdientes para 2 pessoas:
 - 250g de bacalhau desfiado e demolhado
 - 2 batatas médias
 - Azeitonas pretas descaroçadas e fatiadas (que eu tinha a precisarem de ser usadas..)
 - Broa q.b.
 - 1 cebola média ou 2 pequenas
 - 3 dentes de alho
 - Azeite q.b.
 - Sal q.b
 - Pimenta q.b


Coloquei as batatas a cozer e depois temperei com um pouco de sal (a meio tive de partir as batatas em quartos para cozer mais uniformemente). Entretanto num tacho/frigideira anti aderente coloquei a cebola partida às rodelas e 2 dentes de alho partido pequeno e azeite (suficiente para não desaparecer com o aquecimento). Deixei aquecer e mexi durante algum tempo (a temperatura média) sem deixar a cebola ou alho dourarem. Transferi este preparado para a assadeira (não tem de cobrir todo o fundo mas convém que haja algum azeite). Voltei a usar o mesmo tacho, e coloquei mais um pouco de azeite, o bacalhau desfiado em pedaços pequenos, um dente de alho bem desfeito e as azeitonas, temperei com pimenta branca e em lume baixo fui envolvendo uns ingredientes nos outros até achar que o sabor dos ingredientes estava bem misturado. (Aqui é preciso perceber se precisa de sal ou não, no meu caso não foi necessário)
Entretanto liguei o forno a pouco mais de 200º para ir aquecendo. 
Preparei a broa retirando a côdea e esfarelando o interior para um recipiente e reservei.
Quando as batatas estavam cozidas parti-as em rodelas finas e coloquei na assadeira por cima da cebola, cobrindo o fundo, depois por cima o preparado de bacalhau e por fim a broa. Deitei um pouquinho de azeite sobre a superfície.
Levei ao forno (no meio do forno) durante +/- 20 min a 200º ligado em cima e em baixo, sendo que nos últimos 5 minutos coloquei apenas no grill (estava com medo que torrasse/secasse o azeite do fundo da assadeira), mas na mesma temperatura e vigiei a superfície para ficar dourada.

Servi acompanhado com esparregado (daquele congelado).


(A descrição parece demasiado pormenorizada para a maioria, mas a minha dificuldade em seguir receitas é perceber em que altura devo começar a fazer o quê, qual é a quantidade de azeite (que faz toda a diferença em o prato ficar seco/húmido - e aqui tem de ter alguma zeite do preparado da cebola para ser colocado na assadeira), e quais são os parâmetros do forno pois faz variar muito o resultado...)

Ficou bastante saboroso e apesar de sujar alguma louça, nos 20 minutos que esteve no forno lavamos/limpamos tudo e pusemos a mesa. Demora cerca de 30 minutos a preparar antes de ir ao forno (o que condiciona o tempo de preparação é mesmo o tempo de cozedura da batata!)

1 comentário:

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada