segunda-feira, 15 de julho de 2013

A melhor, ou simplesmente mais uma?



Detesto sentir-me insegura a nível profissional, principalmente porque sou perfeccionista. Sempre fui uma das pessoas que mais se destacava a nível de liceu, faculdade e estágios pela minha dedicação, conhecimentos, notas, etc. Hoje em dia contínuo a ser boa no que faço, mas sei que não sou a melhor. E vivo bem com isso? O facto de não ser das melhores traz consigo (pelo menos no que a mim diz respeito) uma sensação de insegurança e de achar que não estou a fazer bem o suficiente e tenho dificuldade em lidar com isso! Esta sensação faz com que eu ache sempre que as coisas que faço não estão lá muito bem e tenho algum constrangimento que leiam os meus trabalho (por receio de ser apanhada em erros básico, que na verdade não costumo cometer!). E não consigo ultrapassar isto. Acho que precisava sempre de saber muito muito mais, mas a verdade é que a motivação e o tempo livre já não são os mesmos. Assim tenho sentido isto a perpetuar-se, com a sensação de quanto mais tempo passa parece que menos qualidade tenho. É uma questão de auto-estima e um pouco mais de dedicação para tentar colocar em dia o que perdi ao longo de quase 1 ano em casa.



Mas pergunto-me muitas vezes se serei a única a sentir-me assim. Insegura. Será que as outras pessoas vivem melhor com esta coisa de não se ser assim tão bom? É que acho que este traço da minha personalidade só me prejudica, pois às vezes chego a colocar em dúvida coisas que sei bem pelo receio de poder estar errada!

4 comentários:

  1. Olá querida é engraçado falares disto aqui porque tive uma formação há uns meses em que o formador explicava que por exemplo este sentimento é muito mais comum nas mulheres do que nos homens.

    Está directamente relacionado com uma coisa chamada imposter Syndrome, e sabes a melhor parte? A verdade é que és provavelmente muito melhor do que aquilo que imaginas.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia!! Já fui ler qualquer coisa sobre o assunto! Obrigada! Sempre ajuda a perceber melhor o que me vai cá dentro e, quem sabe, acreditar que isto são tudo inseguranças!

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Entendo o que dizes e sabes quem é perfecionista também é muito autocritico eu sou assim e é normal sentirmos aquela insegurança que em alguma parte vamos falhar... mas tenta ir com calma. Todos podemos errar porque somos humanos. beijinho e força querida isa...

    ResponderEliminar
  3. Sei bem do que falas e parece-me que trabalhamos na mesma área, investigação. Odeio sentir-me assim.

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada