sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Melhoria da pequena birrenta

Depois daquela noite cheia de berros, a coisa acalmou e a pequena não só tem dormido a noite toda, como tem adormecido um pouco mais cedo (entre as 21h30 e as 22h). Pelo que já ando com a sensação que aproveito qualquer coisa do dia. Para além disso as birras andam mais calmas. A verdade é que aderi ao "Berra-me baixo" e os efeitos notam-se. Já aplico esta máxima há algum tempo pois já conhecia o desafio, mas tenho tentado ser mais consistente, e tenho conseguido. Gerir as birras quando estamos muito cansados e cheios de coisas profissionais na cabeça, nem sempre é fácil e muitas vezes apetece-me desatar a fazer birras também! Tendo em conta que a pequenita tem menos de 2 anos, temos optado por desviar a sua atenção para outra actividade ou deixa-la a fazer birra sozinha. As duas funcionam bem. Depois sento-me ao nível dela e converso um pouco com ela sobre o que aconteceu.

Outra técnica que tenho usado, e essa sim acho que faz toda a diferença, é dar-lhe tempo quando chego a casa. Isto é: eu venho bastante tarde do trabalho, chego a casa e quero é despachar as coisas como por a roupa da escola dela no cesto da roupa, preparar a mochila para o dia a seguir, bem como a roupa que ela vai vestir, banho, etc, acabando por não lhe dar atenção de qualidade porque estou sempre a girar pela casa. Agora chego a casa e os primeiros 15 minutos são só dela, sem distracções, sem telemóveis, sem me levantar para fazer tarefas da casa. Se atraso mais as coisas? Atraso! Mas ganho no vinculo. Ganho na alegria dela (e na minha), na tranquilidade, na ausência imediata de birras para o resto do dia. Na verdade, atrasar mais 15 minutos não é nada de especial tendo em conta as horas maravilhosas a que eu já chego a casa! Ela fica feliz, eu fico feliz e o marido também!

4 comentários:

  1. E é tão bom quando tu corre melhor e acabamos o dia sem zangas nem birras, deles e nossas! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Até 5minutos faz logo a diferença e tens razão 15 min de atraso não é nada porque não é atraso e sim dar atenção ao teu bem mais precioso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada