domingo, 5 de abril de 2015

Voltar à estaca zero

Aqui há uns anos eu mudei o meu estilo de vida radicalmente.
Foi após um verão a comer tudo o que me aparecia à frente, desabituada de realizar exercício físico, com um namorado (agora marido) que não estava muito importado com os quilinhos a mais. Olhei para uma foto minha desse verão e deu-me um baque. Pesei-me: 58kg. Para 1,54m. Era muito. Nunca tinha pesado tanto. O meu peso "normal" antes dessa fase andava à volta dos 51kg. Tinha engordado 7kg, aos poucos, sem me importar muito e sem dar realmente conta, não fosse o facto de ir comprando roupa sucessivamente maior. 

Como eu dizia, mudei completamente o meu estilo de vida. comecei a fazer exercício progressivamente, mudei a minha alimentação eliminando doces e fritos, e levando sempre um lanche saudável comigo para a faculdade. Cheguei aos 48kg sem "grande dificuldade". Após interiorizar aquele estilo de vida para mim era perfeitamente normal. E com 48kg sentia-me realmente bem. Sem gorduras penduradas, com uma forma física invejável e uma resistência de fazer corar qualquer pessoa. Mantive-me assim anos! A oscilar entre os 48-50kg, pouco preocupada com isso porque mantinha a minha vidinha saudável. 

Depois veio o trabalho intenso. Comecei a diminuir drasticamente a quantidade de exercício físico. Depois veio uma gravidez que não resultou. 3kg em cima, e muita tristeza. Depois vieram os tratamentos de fertilidade. Tudo isto junto fez com que deixasse de ter motivação e "tempo" para o exercício físico e começasse a cometer várias asneiras alimentares. Engravidei com 53kg. Estava bem. Não óptima. Principalmente porque eram 53kg sem fazer exercício físico. Ou seja com muito menos resistência. Depois da gravidez rapidamente ceguei aos 57kg e quando comecei a trabalhar fui novamente para os 53. A verdade é que com uma criança, com trabalho intenso e horários loucos, e muito muito sono a coisa começou a descambar. Nos últimos meses, por motivos profissionais tenho estado muito mais parada e com muito mais stress. Exercício praticamente nenhum. Comer: com o stress isto tem corrido muito mal e como tudo o que me oferecem. Os nossos pais também se "desleixaram" porque perceberam que nós voltamos a aceitar os múltiplos docinhos e comidas menos saudáveis e por isso abusam nos almoços de família no que colocam na mesa.

Resultado -> 57kg, cheia de pneus, péssima forma física. E as minhas artérias que devem estar a pedir um descanso de porcarias. Hoje é um péssimo dia para me lembrar disto, ou não fosse Páscoa. Mas o que é certo é que tenho de dar novamente volta à minha vida, antes que ela me dê a volta a mim. Mas não é fácil. Quando se tem horários complicados e uma filha pequena não é fácil.
quanto ao exercício vou fazer o que estiver ao meu alcance, mas relativamente à alimentação as coisas vão ter mudar drasticamente novamente. O problema é que nem sei por onde começar...

2 comentários:

  1. Compreendo-te bem!! Mas no que toca a começos ou recomeços não há grande ciência: é dar o primeiro passo (porque muito pequeno que seja) e continuar a dá-los... um de cada vez! Comigo (que também tenho uma filha pequena e um horário de trabalho meio maluco) ajudou marcar o exercício no horário diário e combinar com o homem... para além disso, quando quero (ou não tenho outra hipótese que não seja treinar logo de madrugada) durmo já equipada... há alguns truques mas o essencial é querer... Por isso força! Estou solidária!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. É muito importante identificarmo-nos com alguém e não nos sentirmos uns E.T's!! A que hras acordas de manhã para fazer exercício? É que eu para ir trabalhar já acordo às 6h30, por isso só se acordar Às 5h30... Ao final do dia chego sempre um pouco tarde (normalmente depois das 19h30 e 2 dias por semana depois das 20h30) e com a miúda desejosa de estar comigo, pelo que me custa imenso chegar e deixá-la logo para ir fazer exercício. Para além que a esta hora já tenho de passar à fase do banho e jantar da cachopa... Torna-se dificil encaixar o exercício... lol, mas hei-de conseguir!

      Eliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada