sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Organização culinária

Na nossa rotina doméstica eu sou um pouco desorganizada e não planeio refeições, nem nunca sei o que vou fazer. Depois de ler em vários blogues e sites que este tipo de organização ajuda imenso a que a a tarefa de cozinhar não seja cansativa, aborrecida e muito repetitiva, decidi tentar fazer uma mudança.

Uma dificuldade com que me deparo com frequência é que aqui em casa o lema é comer saudável. Tanto eu como o marido em tempo de trabalho almoçamos sempre fora de casa, e as coisas não são cozinhadas por nós, nem as opções as mais saudáveis que existem, e por isso ao jantar e refeições de fim de semana eu sou um pouco exigente. A verdade é que por falta de organização e porque chegamos frequentemente perto das 21h acabamos na maioria dos dias por comer apenas sopa + fruta + pão com queijo (ou outro). Para realizar refeições completas reparo que devido às limitações de tempo e de utilização de certos ingredientes, as refeições parecem um pouco monótonas. Muitos grelhados (que não deixam muito à imaginação) sem molhos calóricos, cozido de peixe, estufados (mas feitos em cru sem deixar alourar cebola e alho), e por vezes um assado (mais ao fds). Comemos essencialmente carnes brancas (sendo a carne de vaca e porco excepções) e respectivos acompanhamentos (legumes, farináceos), e infelizmente não somos muito fãs de leguminosas.

Decidi então fazer menus semanais:
 - Comecei por procurar em alguns blogues refeições simples, rápidas, com ingridientes do meu uso corrente, mas diferentes daquilo que costumo fazer. 
 - Estou a afzer uma espécie de base de dados com essas várias refeições para depois ter muita coisa diferente por onde escolher.
 - Agora vou fazer uma lista dos dias da próxima semana e do que provavelmente irei fazer em cada dia
 - Depois vou ver que ingridientes me faltam e comprá-los
 - Por fim é só colocar o plano em prática.

Parece simples, certo?! Vamos ver como corre...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada