sábado, 23 de agosto de 2014

18 meses de maternidade

A minha pequenita já vai fazer um ano e meio!!! É simplesmente incrível... Já se começa a notar. Desde os 15 meses que ela deu um salto em tudo. É todo um mundo de coisas novas que surgem a uma velocidade incrível e difícil de acompanhar por pais que trabalham muitas horas!

 -Já parece mais menina e menos bebé. Perdeu barriguinha, cresceu, o cabelo encaracolou mais e está mais comprido. Os sapatos 21 já estão a dar as últimas em termos de comprimento...

 - Todos os dias diz palavras novas de forma espontânea. Impressionante! E repete tudo! Mas tudo mesmo!!! E agora sim, as frases de 2 palavras vieram em força. A favorita? "colo papá". E eu adoro ouvir a vozinha dela...

 - A destreza motora deu também um salto! Corre, tenta saltar, já desce pequenos degraus sozinha. Chuta a bola com imensa força quer esteja parada quer em andamento!

 - Adora escorregas e baloiços! Mas gosta ainda mais de praia e água! Adora sorrir e dar gargalhadas! Quer é pagode e brincadeira! Na praia é super fácil de estar com ela, brinca muito bem com a pá e o balde, mas é certo e sabido que é uma luta para sair da água (mesmo aqui no norte com  água tão fria)...

 - Gosta mesmo muito de livros. É das poucas alturas (para além da hora da refeição) que aguenta mais de 1 minuto sentada sossegada! Gosta especialmente dos livros de palavras (aqueles próprios para a idade dela para eles nomearem objectos) e de animais.

 - Faz mais birras... já sei, já sei, faz parte do desenvolvimento. E faz essas birras quando a contrariamos em algo que ela quer fazer (de errado...). Paciência, tem de aprender a lidar com a frustração. Chora e passa e a seguir já está na brincadeira outra vez.

Segunda feira é dia de pediatra e vamos ver o peso e altura (tenho sempre curiosidade!). Também quero perguntar à pediatra acerca da nova vacina da meningite, se ela acha que a bebé deve ou não fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada