quinta-feira, 30 de julho de 2015

O desporto exige descanso

Tenho feito mais desporto que o que pensava ser possível nesta fase da minha vida. Tenho feito essencialmente exrcício cardiovascular e gostaria de complementar com musclação, mas claramente não há tempo para tudo. O principal inimigo desta minha retoma ao exercício tem sido as poucas horas de sono e o sentir-me constantemente cansada (em virtude de dormir pouco e trabalhar muito...), pelo que uma ou duas vezes por semana não acordo tão cedo e deixo-me dormir até às 6h30, hora a que habitualmente me levanto para ir trabalhar. Hoje foi um desses dias. Terça corri 6km, quarta fiz 40 minutos na bicicleta fixa, hoje foi dia de dormir. Tinha de ser. Ou então fico de gatas de tanto cansaço. Juntamente com o acréscimo no exercício físico tenho feito um cuidado especial a nível da alimentação. Faço todas as refeições, bebo mais água, tento não comer mais de 1 ou 2 pães por dia, como menos à noite e ao almoço dou preferência à comida grelhada/cozida/saladas e ao peixe (não frito). Levo todos os lanches comigo repletos de comida saudável: iogurtes magros, queijo fresco magro, fruta, uma ou outra tosta, etc. Não adiro ao novos "super alimentos", não aprecio especialmente as novas "sementes" e bagas que são tão famosas hoje em dia. como sopa todos os dias e legumes cozidos ou em salada, não complico. À noite, na maioria das refeições, como sopa e mais qualquer coisinha simples (normalmente fruta). A pequenita normalmente janta com os avós (eu já chego demasiado tarde para lhe dar jantar.) O esforço está a compensar pois sinto-me mais activa, com mais resistência física e psicológica, estou mais tonificada e também perdi peso. Isto é algo para manter, posso garantir. Não me vejo a voltar ao antigamente. Mesmo! Aliás hoje estou com pena de não ter ido correr ou fazer outro exercício, mas tenho noção que o corpo também precisa de repousar, repouso esse essencial para eu sustentar este estilo de vida de (tanto) trabalho e exercício físico. Sinto que não tenho tirado tempo à minha filha, que tiro aquele bocado de tempo para mim e que me sinto muito melhor comigo mesma, sem pesos na consciência. Se cometo facadas na alimentação? Claro... com uma família tão grande como a minha é difícil tal é a quantidade de aniversários, mas estou é mais controlada... quando ía a uma festa comia o que me apetecia e aperecia á frente. Agora tento comer de forma controlada, sem exagerar e só uma fatia de bolo no final para celebrar o aniversário. Ou seja: aproveito na mesma, mas com cabecinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada