sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

9 meses cheio de novidades

A pequenina já tem 9 meses! O tempo realmente voa, e é incrível como o seu desenvolvimento tem sido rápido nas últimas semanas. Tão rápido que acho que o sono tão cedo não melhora! 
Então aos 9 meses a minha pequenina (literalmente pequena pois está no percentil 15 em tudo):

 - já gatinha! Yheaaa! E a minha felicidade não se prende necessariamente com o facto de ter começado a gatinha, mas sim com um motivo muito mais egoista. Desde que se começou a mexer melhor e a chegar onde quer, anda muito mais sorridente e pede muito menos colo! Sim, a minha filha chorona e que só queria colinho e mimo está, finalmente, a melhorar nesse aspecto! 

- de repente estão a nascer imensos dentes! Uns 4 ou 5! Acho que já vai ficar com 8 (4 em cima e 4 em baixo), tem as gengivas numa miséria... 

- fala e palra imenso. Nada de palavrinhas propriamente ditas, mas muita conversa.

- brinca bastante bem no chão com os brinquedos, e não só gatinha como já é capaz de passar de deitada a sentada. Volto a repetir: esta autonomia motora trouxe-nos uma bebé bastante mais bem disposta! 

- já vai começar a comer peixe e gema de ovo e comida esmagada. Estamos a ficar mesmo muito crescidas! 

 - já bate palminhas, aliás é a sua principal gracinha, e já disse adeus algumas vezes, mas não é consistente. 

Agora só falta mesmo dormir melhor! Continua a não querer chupeta (que usa só para coçar as gengivas), nem biberão. O biberão ainda andamos a tentar, para ver se eventualmente eu conseguia dormir uma noite, mas parece-me que não vamos ter sorte nenhuma com isso! 

2 comentários:

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada