terça-feira, 30 de agosto de 2011

Eu e os livros

O que pode acontecer quando começo a ler um livro:

1- Cativa-me de tal forma que anseio por cada minuto livre para poder continuar a ler (e isso inclui ter o livro aberto na cozinha e vou lendo no meio dos tachos, ou no quarto enquanto me visto), leio à velocidade da luz e vivo aqueles dias com sentimentos contraditórios de querer chegar à última página para saber como termina e ficar triste por aquela história estar a acabar, e que me faz perder horas de sono por não o querer fechar à noite.

2- Leio com gosto, cada página que folheio sabe bem, desperta-me vontade de lhe voltar a pegar, no entanto não deixo de dormir as minhas horinha por causa dele, nem de fazer as coisinhas da minha vida com calma. Penso por vezes que me sabia bem estar deitadinha no sofá a le-lo.

3- Folheio as páginas lentamente, com algum interesse, mas sempre na esperança que venha a melhorar, demoro bastante mais tempo a acabar de o ler e prefiro fazer outras coisas a pegar nele.

4- Leio sem grande estusiasmo, começo a folhear o livro e a tentar perceber se mais à frente vem algo mais interessante, começo a avançar partes (eu sei que não é correcto). Eventualmente acabo de o ler, podendo no entanto interromper para ler outros pelo meio, e quando o leio ao deitar é certinho que ao fim de 2 páginas já fechei os olhos 3 vezes.

5- Acontece o mesmo que no item anterior, mas muitas vezes desisto definitivamente do livro pois acho que não vale a pena o esforço.

Todos estes pensamentos e atitudes ocorrem de forma não deliberada, pelo que muitas vezes o meu conceito de um bom livro não é propriamente sobreponivel ao da maioria, ou seja, não é o melhor escrito, nem com mais valor histórico, nem com mais interesse, nem com mais investigação, aplicação nem qualidade literaria em geral. Comigo é assim, guio-me pelo que os livros me despertam, porque os livros fazem parte da minha vida e não há nada melhor que um livro que nos faz sentir exactamente como a personagem: feliz, triste, apaixonada, deprimida,..., e que nos faz virar mais uma página com a ansiedade de querer saber o que vem a seguir.

1 comentário:

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada