sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Quando deixar de fazer sesta?

A minha filha mais velha tem agora 3 anos e 8 meses. Já há algum tempo que ao fim de semana as sestas são irregulares, sendo que na maior parte dos dias não dorme. Já na escola, a conversa é outra, e a sesta é diária. Uma vez que, estando eu a trabalhar, ela acorda bastante cedo e chega à escola antes das 8, continuo a achar a sesta essencial. No entanto, de há umas semanas para cá, tenho notado que ela chega ao final do dia super eléctrica, com "excesso" de energia, acabando por só conseguir adormecer perto das 22h, apesar de a deitarmos mais cedo. Para além disso, nos últimos dias, acorda sempre às 6-6h30, sem sono, e preparada para o dia. A questão que coloco é: será que ela ainda precisa mesmo da sesta? Não dormiria ela melhor à noite se não fizesse sesta (pelo menos adormecer às 9h30 e dormir até perto das 7h)? A verdade é que ao fim de semana poucos são os dias em que quando não dorme faz birras por cansaço, sendo que na maioria acaba por aguentar bem até às 21h. 

Como gerir isto? Também não quero que chegue da escola tão cansada que não brinca, ou tem dificuldade em jantar. Mas acaba por só dormir 8h à noite porque, claramente, não tem sono!

2 comentários:

  1. O T. Desde que entrou para o jardim de infância deixou de fazer a sesta. Mesmo ao fim de semana. E foi o melhor que fizemos porque as 20 e pouco já está k.O e normalmente dorme ate as 7/8 da manha.

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada