quarta-feira, 10 de julho de 2013

Imagem corporal

Eu mantenho os 4-5kg a mais (desculpem voltar ao mesmo assunto) e, como já aqui disse, tenho evitado comprar roupa que se adapte a este meu novo estado. Ontem precisei ir ao shopping e, aproveitando as promoções pré-saldos, comprei umas calças na Zara. Vários pontos a registar:

 - O meu estado insuflado corresponde a um 34 de calças na Zara (antes nunca lá comprava calças pois ficavam a nadar), e nas camisolas um S na maioria e algumas Xs (afinal não é assim tão mau..)

 - Na mango o meu número de calças é de momento um 36 (não me agrada muito, mas enfim!)

 - O vestido que eu levava ficava-me mal! É um vestido em algodão e acentuava a minha anca e a minha barriga, para além que tinha uma pequena (mesmo pequena) mancha de comida (isto de ter bebés é mesmo assim)... fiquei tão mas tão desanimada com o meu aspecto ao espelho que após comprar as calças na Zara, comprei um blusa na stradivarius e troquei de roupa!

 - O cabelo apanhado não me fica nada de especial

 - Estou com umas olheiras (apesar de estar com maquilhagem) que assusta o próprio susto

 - Tenho de me esmerar nos outfits pois fiquei muitíssimo mais gira com a roupa nova devidamente adaptada ao meu estado insuflado do que com roupa de pré-grávida. É como querer enfiar o Rossio na Betesga sendo o meu rabo/anca o Rossio, como é óbvio!

Senti-me mal comigo mesma por não ter sequer reparado de manhã que não estava com um ar tão aprumado como costumo. Senti-me mal e apercebi-me que tenho de enfrentar a realidade. Estou com mais peso que o que tinha. Não estou gorda, nem sequer rechonchuda, mas estou mais larga, mais flácida. Enquanto as coisas não vão ao lugar eu tenho de me sentir bem o que significa que as peças que tenho comprado são as minhas novas melhores amigas. Sinto-me um pouco perdida de mim mesma (física e psicologicamente), com dificuldade em estabelecer objectivos e um rumo a seguir relativamente a várias coisas na minha vida e isso não tem ajudado nada. Sentir-me bem com a minha imagem corporral é apenas um pequeno passo para começar a dar a volta ao encravanço que aqui vai. Vamos a ver se a coisa desencrava ou não! 

11 comentários:

  1. Desencrava sim :) estamos cá para te dar força. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oh querida eu ao contrário de ti antes de engravidar já lutava contra a minha imagem corporal porque nada me servia ou ficava bem e olha que eu era um 36/38 em algumas lojas e noutras era o 42 para veres o abuso das diferenças... Agora grávida descobri que as lojas abusam mesmo na diferença de tamanho na mango um M nem me entra na anca... se for a uma H&M o M sem ser de grávida serve-me... e claro que eu fui primeiro a Mango e sai de lá a chorar porque tou grávida e n tenho roupa gira para ir a um casamento... e já achava que um vestido que encomendei de paris como sendo 38 me iria ficar mal, em Paris onde são todas esqueléticas...

    Pois que o vestido chegou assenta que nem uma luva e é lindo de morrer... e pronto fiquei consciente que em Portugal não existe nenhuma politica que impessa as marcas de chamarem um 36 a algo que a minha colega que pesa 50 kg com 1.60 consiga vestir e eu que tinha antes de engravidar 55 kg com 1.50 tinha de vestir o 40...

    Quando a uns anos valentes lembro-me de uma prima minha obesa usar o 44 nessas mesmas lojas e eu ter de usar um 32 e olha que sempre tive anga larga...

    Por isso é que cada vez mais odeio comprar roupa em Portugal porque os tamanhos variam daqui até a lua.. e não existe nenhum concenso... uma pessoa aqui n sabe se deve de pegar no 36/38 ou até num 44...

    Lembro me de um episodio de ter entrado numa loja já n me lembro qual e pedir ajuda ao funcionario pk o 38 n me servia e eu vestia o 36 normalmente... e tinha 53 kg e ele olha e diz a menina tem de usar o 40 e vai buscar as calças e eu sai de lá a chorar e a minha mãe parva só diz ao homem... a minha filha faz desporto tem peso saudável e dizem que usa o 40.. o filho o 40 uso eu... e o senhor diz a esta marca faz roupa para tennegers e elas são muito mas muito magras e sem curvas... e a minha mãe responde hm tem 12 anos ou menos, pk assim que a menstruação vem que a mulher fica com curvas ou quem desenha a roupa é homem gay e n sabe que a mulher tem anca rabo e mamas e não é lisa com uma tábua.

    Por isso querida eu sei que custa mas temos de aceitar todas as nossas fazes da nossa vida, a minha mãe com 19 anos casou eu com 20 anos n cabia no vestido de casamento dela e ela hoje usa o 40... e olho para ela e sim é uma mulher baixinha e com curvas e flacida... mas foi mãe de 3 filhas.. e isso sim devianos deixar tb orgulhosas, porque nós mães temos desculpa para terms alterado o formato do corpo e nunca mais voltarmos ao mesmo, até porque em calças é normal, a tua anca alargou para dar a luz e por muito que queiras n volta ao sitio e isso faz logo teres mais cintura e seres mais larga..

    Pensa os homens não dão a luz e mesmo assim mudam o corpo e com 40 a 50 anos o que mais se vê é flacidez e pança... e eles tb tem de ir ao ginásio para terem o mesmo corpo que tinham aos 20 ou 30 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Realmente não há uniformidade de tamanhos nas lojas e não é fácil comprar! Eu queixo-me mais porque tenho imensa roupa quase nova que agora não me serve... É uma pena!!

      Eliminar
  3. Epah 34???36??? Estás magrinha!! Por quem passou por uma gravidez estás mas é mt bem! Não sei de facto que numero vestias antes e claro que qdo estamos habituados a ser mt magrinhas (que era o meu caso tb que vestia um 34 dp passei para o 36 e já vou no dia 38lol...mas ainda assim dizem q tou magrinha claro q já não tão "inha"...,mas atenção ainda n passei por nenhuma gravidez), qualquer aumento de peso assusta. Mas desculpa mentaliza-te que não estás mal,apenas ok é preciso mudar, tudo bem. Força que acredito q n é fácil ser-se uma pré-mamã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o problema é que a minha roupa antes de engravidar não me serve na sua maioria.. Eu era bem mais estreita e os 34 da zara em calças ficavam-me grandes! Há vários anos que eu não passava dos 50-51kg!

      Eliminar
    2. Pois mas acredito que a seu tempo chegarás ao peso que pretendes. Agora não fiques assim, não te recrimines, porque não estás gorda. Às vezes só uma roupinha mais apropriada para a pós-gravidez já dá outro ar. É normal que a fisionomia se altere, afinal de contas passar por uma gravidez deve alterar todo o nosso corpo. Imagino que não deve ser fácil recuperar a figura anterior. Mas força!! ps-Eu tb fico com receio de como ficarei dp de uma gravidez. Pq se antes era tão magrinha que até tinha complexos agora tenho de ter mais cuidado com o que como...Enfim.. :)

      Eliminar
  4. Eu na gravidez só engordei 7 quilos e sentia-me maravilhosamente bem. Perdi logo o peso a mais, mas já engordei outra vez uns quilos por causa da amamentação que me dá fome de leoa. E nunca vesti um 34... Mas adorava vestir!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá tanta fome amamentar!!! O que interessa não é o tamanho que se veste mas que estejamos bem.. Eu é que tenho 1,54m e por isso não posso abusar muito do peso

      Eliminar
  5. Podia ter sido eu a escrever isto... tal e qual......

    ResponderEliminar
  6. Neste momento o único peso que tenho a mais (depois da gravidez e passado três meses) é no peito, passei de copa B para copa D... nada me assenta bem e sinto me enorme apenas por causa dos peitos... enfim... 1,70 para 60kg acho que para já estou bem.

    Também me sinto flácida :( só com muito exercício lá vamos, Força ;)

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada