quarta-feira, 4 de março de 2015

Ida à Pediatra

Pois que há boas e más notícias. Consulta dos 2 aninhos. Está muito desenvolvida, sim senhora, um espetáculo! Portou-se como uma menina grande, não chorou, teve algum receio, mas deixou fazer tudo com a mamã ao lado. Sinal que valeu de muito a conversa que fomos a ter pelo caminho acerca da ida à médica:
 - vamos à Sra. Doutora. A Sra. Doutora é amiga, assim como a doutora brinquedos! Vai ver as pernas e os ouvidos e os dentinhos, e não magoa, porque é amiga e só quer ajudar. 

Este foi o meu discurso, e ajudou. Sem dúvida. Ela só dizia: a Doutora é amiga, como a doutora brinquedos. Pelo que claramente percebeu a mensagem e isso notou-se ainda mais durante a consulta! 

A médica, cansada dos berros do dia (e que gritaria para lá ía), adorou ter uma consulta descansada e disse que eu tinha trocado a filha. Sim, a minha filha sempre deitou o consultório abaixo durante as consultas! E foi fantástico conseguir conversar com a médica sem ser no meio de choro. 

Aqui em casa temos uma regra: nunca se assusta a criança com nada. Falamos sempre sobre a realidade. Isto é: não há bicho papão, não há aquela coisa de dizer:"faz isto ou vem o policia!, faz isto ou levas uma pica, faz isto ou vais à médica, etc. Acho que estas frases não fazem sentido nenhum e só fazem as crianças ganhar medos infundados, e a ter medo de pessoas que só querem ajudar! E explicamos, sempre, o que se vai fazer. Vai à vacina? Explica-se (já a caminho do sítio, não é preciso stressar com dias de antecedência) que vai levar uma pica, que dói um bocadinho mas passa logo e que é para o bem dela.

Bom, mas dizia eu: boas e más noticias:

 - Percentil 50 de altura e peso, very nice! 12kg, 85cm de altura. Já se pesou na balança dos grandes e mediu em pé!!! Ficou toda feliz!

 - Desenvolvimento psicomotor-> fantástico.

 - União dos pequenos lábios -> ainda unidos, continuar a colocar creme para eles se separarem.

- Dentes-> todos a nascer ao mesmo tempo = a irritação global. Faz parte, assobiar para o ar e esperar que passe.

 - Ouvidos->  com otite média crónica feia, que poderá ter de ser operada em 1 ano se não melhorar -> granda porcaria! Provável causa de muita da irritação da cachopa. Gotas nos ouvidos, aerius diário (que vai ser para manterrrrrrrr)

 - Dormir mal -> nada bem este assunto. Dificuldade em adormecer poderá ser dos ouvidos, mas o mais provável é ser mesmo dela (uma vez que tem sido quase sempre assim). Deu umas gotas para lhe dar à noite que induzem o sono para o organismo aprender que aquela hora é hora de ir dormir. Para já não vamos dar. Vamos tentar que melhore dos ouvidos, deixar acabar de nascer os dentitos e, se não melhorar, atacamos com as gotas. Vários acordares nocturnos -> em provável relação com os ouvidos ou com terrores nocturnos característicos desta idade. Ter alguma paciência nesta fase. Tratar os ouvidos e rezar para que melhore. E muito café.... para os pais!

 - Consulta de oftalmologia marcada para rastreio.

 - Desfralde a tentar com o tempo bom (ela já pede várias vezes e quando assim é nós colocamos na sanita.)

 - Mudança de casa -> atenção que ela vai voltar a dormir pior (porra!!!!). Manter primeiro a cama de grades e mudá-la para a grande depois de já estar há algum tempo na casa nova.

E pronto, é isto!
Para a semana vamos novamente à médica ver os ouvidos e ver se é necessário antibiótico oral. 

++

3 comentários:

  1. Com a minha filha tentei de tudo para descansar a noite o pediatra receitou-me gotas diferentes porque nenhuma fazia efeito a conclusão foi que é mesmo dela só com o passar dos anos ,as vezes ando que nem um caco.
    Tirando os ouvidos que é uma chatice a tua menina esta maravilhosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já não vamos usar, mas se experimentar eu falo aqui!

      Eliminar
  2. Pelos vistos é verdade! Aos 2 anos, portou-se lindamente!

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada