terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Diferenças entre filhos

Hoje lembrei-me de ir ver a descrição que fiz da mana mais velha aos 6 e 7 meses e, como já tinha reparado, a mais velha tinha um desenvolvimento motor mais precoce que esta minha bebé. A verdade é que desde sempre acho a minha mais nova mais "bebé" que a mais velha. É mais pequena e mais leve (menos 2 cm e menos 1,5kg!), mas também a acho mais dependente, mais mimalha e, sem qualquer dúvida, mais agarrada a mim. Acho que tudo gira à volta da amamentação e que o facto desta pequena ser amamentada faz, mesmo, muita diferença. Esta nunca bebeu do biberão nem usou chupeta, pelo que a maminha da mãe é a comida preferida e o calmante sempre que necessário. A mais velha começou a usar chupeta aos 2-3 meses e desde os 3 meses que deixou de ser amamentada, pelo que o biberão era dado pela mãe, pai e avós. Não sei se é por isto, mas acho que sim, que a mais nova é tão "mãe". Por exemplo, a mais velha começou a gatinhar aos 7 meses e pouco e com 7 já se arrastava por todo lado - a mais nova para já apoia-se nas mãos e tenta levantar o rabo, e não rasteja. Outra coisa que a mais velha já fazia com esta idade era dar noites melhores, de dormir a noite toda ou acordar apenas uma vez para beber o biberão. Esta jeitosa continua a ter noites de acordar de 2-2h! Não há dúvida que cada criança é diferente e mesmo com os mesmos pais, cada um se desenvolve à sua maneira.

2 comentários:

  1. Pronto e poda ter sido eu a escrever isto!! Vamos nos 20 meses de maminha neste segundo filho.... o mais velho ficou-se pelos 4 meses. Este não tem chupeta nem biberão. Nem sabe o que é! E é um dependente da mamã que nem te digo nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, penso sempre em ti por causa da semelhança dos nossos pequenos! Tu em versão masculina e eu feminina!

      Eliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada