segunda-feira, 3 de abril de 2017

Estratégias

Todos nós, pais, sentimos que os dias voam e que as horas fogem pelo meio dos nossos dedos como se fossem areia, levando à sucessão dos dias, semanas, meses e anos a uma velocidade alucinante. Aqui por casa não é excepção. Dou comigo tantas vezes frustrada por não ter conseguido brincar um pouco com calma, ou dar-lhes mais atenção, envolvida nas tarefas diárias de fazer jantar, dar banhos, preparar as mochilas do dia seguinte, sempre a olhar para o relógio para que vão para a cama a horas decentes. Hoje, porque a bebé adormeceu muito cedo,  consegui sentar-me a pintar com a mais velha e fazer um puzzle. E, apesar de eu não adorar brincar, soube muito bem. Falar com calma sobre o nosso dia enquanto pintávamos, trocar sorrisos, fazer cócegas... 

Ultimamente tenho tentado desenvolver algumas técnicas para partilhar mais momentos com elas, principalmente dar mais atenção à mais velha. Está na fase em que adora super-heróis e brincar ao faz de conta, aos salvamentos e afins. Então, ainda este fim de semana, ela tinha pedido para eu brincar com ela, e eu precisava (mesmo) de tratar da roupa, por isso fui ter com ela e disse-lhe
- super mulher, preciso da tua ajuda! Quero estender roupa e não tenho molas! E agora?! Será que me podes ajudar e salvar o dia? 
Bem, ficou num sino e passamos ali uns bons 20 minutos a apanhar e estender roupa. Com ela toda contente por me estar a "salvar". Se demoro mais? Sim! Se preferia fazer sozinha? Às vezes sim! 
Hoje, por exemplo, esteve a lavar agriões comigo. 

No fundo tento partilhar momentos com elas e, ao mesmo tempo, fazer as actividades domésticas, sem sentir que não lhes dou atenção, ou que estou constantemente a dizer-lhe para esperar um bocadinho, ou que não posso. 

É incrível como apesar de as ir buscar cedinho, nas 2h30 até ao jantar às vezes não consigo ter 15 minutos para parar e brincar com elas sem distracções! Ainda por cima a mais pequena janta mais cedo, o que ainda leva o seu tempo.

Acredito sempre que isto vai melhorar e, entretanto, desenvolvo estratégias para que o tempo não me fuja e elas cresçam de repente! 

2 comentários:

  1. Excelentes ideias. As minhas, nesta fase, ajudam-me imenso. Gostam de se sentir mulherzinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom conseguir integrá-las na nossa rotina, e que o façam de forma relativamente espontânea. sempre é uma forma de partilharmos tempo e irmos conversando!

      Eliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada