quarta-feira, 5 de abril de 2017

O raio do setimento de culpa das mães

A mais nova está doente, com necessidade de ficar em casa o resto da semana. Eu estou numa fase profissional de imensa satisfação mas também, de imenso trabalho e responsabilidade. O que significa que, de repente, faltar 3 dias ao trabalho não seja fácil.
 
Até hoje, sempre que as pequenas ficaram doentes, ou fiquei eu em casa, ou um dos avós. Acontece que desta vez as coisas foram diferentes! Os avós paternos não estão cá, a avó materna tem os restantes netos a "acampar" na sua casa, pelo que ficamos sem rede de apoio. Assim um dos pais teria de faltar. Inicialmente ainda pensámos em ser eu, a escolha "óbvia" por ser mãe e estar habituada a lidar com elas quando estão doentes, mas logo vimos que em termos de logística profissional não iria ser fácil. E pronto, foi assim que pela primeira vez em 4 anos, ficou o meu marido em casa com uma das filhas.
 
Eu estou no trabalho num misto de satisfação por poder "seguir" a minha vida e de sentir que de alguma forma estou a falhar. O meu subconsciente (ou bem consciente) está aqui a dizer-me:  Afinal qual é a mãe que não fica com os seus filhos quando estão doentes? Afinal qual é a mãe que "deixa" que seja o marido a ficar com as crianças doentes? É engraçado que a mulher seja assim, com este sentimento de culpa latente. A criança está bem, com o pai que é perfeitamente capaz e auto-suficiente, e eu estou aqui a martirizar-me. E quando é ao contrário o meu marido vai trabalhar sem qualquer problema de consciência, apesar de ligar durante o dia a saber como estão as coisas.
 
Agora, como resolver este sentimento dentro de mim? Respirar fundo, aproveitar a excelente estrutura familiar que temos (e o facto de ambos "sabermos" tomar conta das crianças"), e trabalhar. Sexta feira está quase aí e depois já mimo a pequenina ao máximo!

6 comentários:

  1. Nós mães temos sempre o instinto de proteger as nossas crias, por muito que elas estejam, até com o pai.
    Eu não posso dizer nada porque sinto-me sempre assim com a minha filhota. Quero ser sempre eu a tomar conta dela!
    Relaxa, respira, ela está bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queixamo-nos se eles não "ajudam" mas depois queremos ser nós a fazer tudo! 😉

      Eliminar
  2. Entendo-te bem! Eu não tenho rede nenhuma de apoio, mas tenho uma profissão onde tenho mais facilidade de gestão das coisas, por isso, sou normalmente eu a ficar em casa. Mas já me aconteceu sentir-me uma nulidade por ter sido ele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não faz sentido sentirmos isto! Ai mulher, bicho difícil!

      Eliminar
  3. Acho que quando nos tornamos mas esse sentimento nasce em nós. Deve ser instantâneo! Somos todas iguais mas temos mesmo de relativizar. Acontece-me isso nas vezes que fiquei com o mas novo em casa e foi o pai às urgências com o mas velho durante as infecções pulmonares deste inverno Fiquei a sentir-me uma nulidade, incrivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz sentido sentirmo-nos assim mas não conseguimos evitar!!

      Eliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada