sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

2 anos!

Sou mãe há 2 anos. 2 anos de amor, de coisas novas todos os dias, de muitas alegrias (e preocupações, pois está claro!). 

Com 2 anos a minha pequenina está a ficar uma menina, a dar respostas de criança e não de bebé, e a demonstrar cada vez mais a sua personalidade! Aproveito esta altura par fazer um mini resumo das suas evoluções, porque do que sentimos todos nós sabemos: amor e mais amor que parece que não cabe no nosso peito e que cresce e cresce a cada dia que passa!

 - É uma tagarela de primeira. Fala imenso e fala relativamente bem para idade. Faz-se entender lindamente. Usa apropriadamente as palavras e as respostas (deixando-nos muitas vezes a nós sem palavras!). Faz frases loooongas, e está sempre a utilizar palavras novas todos os dias.
Diz se faz favor espontaneamente e obrigada quando a chamamos a atenção para tal.

 - Continua a não achar piada nenhuma a estranhos adultos, pincipalmente quando está com os pais.

 - Já conta até 12. Não é saber os números, é mesmo contar. Se tem 3 bonecos conta 3 bonecos, conta os dedos da mão, etc. De vez em quando, obviamente, conta 2 vezes o mesmo objecto. Já reconhece alguns números. 

 - Reconhece a letra do nome dela e do primo, e as dos pais. 

 - Nos desenhos já tenta imitar o que fazemos: um sol, um escadote, uma árvore. De resto riscos e risquinhos e traços redondos, e já tenta pintar dentro das bordas do desenho, apesar de não o conseguir fazer.

 - Conhece as seguintes cores: branco, preto, azul, vermelho, verde, rosa, roxo e laranja.

 - Adora dispositivos electrónicos e temos de estar sempre a fazer desaparece-los das vistas dela! E gosta deles porque gosta de ver as músicas da cana, ou um bocadinho do ruca. 
Já vê um bocadinho de tv, mas o tempo de concentração é inferior a 5 minutos em frente À televisão parada a olhar!

 - Gosta muito de puzzles e já faz de 9 peças sozinha. 

 - Adora legos e os bonequinhos dos legos para brincar! Demos-lhe um comboio da lego no aniversário e adorou!

 - Brinca ao faz de conta com as bonecas: que vai à escola, que dá de comer, passear, etc. 

 - Gosta muito de histórias, apesar de nem sempre querer ficar sentada a ouvir/ver os livros, e começou há umas semanas a contar ela a história. A verdade é que diz o que nós lhe contamos, sendo que às vezes mistura a história de 2 livros diferentes. Nota-se portanto que presta atenção e retém, mesmo quando nós achamos que não.

 - Não é daqueles meninas que quer tudo rosa ou quer escolher a roupa (apesar de eu achar que com esta idade também não é suposto, mas como já vi casos assim...), e basicamente veste o que nós escolhemos. Não liga grande coisa a carteiras ou coisinhas de menina como colares, pulseiras etc. Gosta dos laços e bandoletes, e por vezes pede para lhe fazer um totó ou trança.

 - Adora o banho, e adora dançar e rir e andar às voltas até ficar tonta, aquela tonta! 

 - é muito meirinha, mas começa a querer mostrar geniozinho. Faz birras. Muitas birras por tudo e por nada. Mas sei que no panorama geral desta idade, não é muito má. Mas para mim: são birras a mais!
Ah, e agora tem ciúmes quando os pais dão um beijinho ou quando a prima se agarra à avó! 

 - Continua a não querer dormir. Temos mesmo de a mudar de cama, que irá acontecer em +/- 2 meses. Tenha eu tempo para tratar disso!

- Gosta de comer e nesta área não dá grande trabalho!

E é isto. e muitas mais coisas que não há como descrever! É o meu amor, o nosso amor grande pequenino. 2 aninhos de muito amor! 

4 comentários:

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada