sábado, 31 de outubro de 2015
11 semanas
Rapidamente cheguei às 11 semanas de gravidez! O tempo voa tão rápido... já fui à última consulta há 2 semanas e ainda não tive tempo de ir colher as análises para o rastreio bioquímico, e tenho mesmo de ir fazer isso! Mal sejam 8h vou ligar para o laboratório para ver se consigo ir lá hoje. Durante a semana é complicado... não quero chegar tarde ao trabalho, nem sair mais cedo, automaticamente estou completamente limitada nas coisas que consigo fazer. Sei que é uma estupidez e devia simplesmente ir, mas ando sempre à espera que em outro dia dê mais jeito. O trabalho tem estado a mil, e como poucos sabem o meu estado de graça, e eu também ainda não me apetece anunciar, chegar tarde ou sair mais cedo torna-se complicado... De qualquer forma hoje ou durante esta semana tem mesmo de ser! Faço a ecografia do primeiro trimestre na próxima sexta feira! Yheaaa! Estou desejosa de ver se está tudo bem. Nesse dia estou de férias, e no dia a seguir vamos fazer a festa de aniversário do meu marido. Ainda nem pensei em nada... nem sei mesmo o que vou fazer!! Algo se há-de arranjar.
A minha prostração e falta de energia continua mais ou menos igual, se bem que acho que terminei a semana com um pouquinho mais de energia. Espero manter-me assim, mais energética e activa. E agora, aproximando-se as 12 semanas, começa o receio de ter de parar de trabalhar tão cedo como da outra vez.... da outra vez às 17 semanas de gravidez fiquei em casa com contracções dolorosas que só melhoraram ao final de 2 meses.... e eu não queria mesmo que isso acontecesse novamente, até porque com uma filha pequena em casa não fica fácil estar parada. E pego tanto nela ao colo.... outra coisa que também sei que não devia exagerar, mas não dá hipótese... ela precisa de miminho da mamã!
Agora tenho de começar a tirar fotos à minha barriga, a organizar uma agenda de grávida (que tenho de comprara), e a colar as ecos e meus pensamentos, e pensar em como vou gerir a questão do mano/mana com a mais nova. Espero que tudo corra bem...
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
E eu que nunca gostei do Halloween
Vou levar a minha filha vestida de morceguinho hoje! E fazer pinturas faciais (meto-me em cada uma....) e dizer-lhe que está linda (porque é linda), e desejar que se divirta muito (como lhe digo todos os dias) e ela vai-me dizer o que fiz quase sempre:
- vou para a escola e vou divertir-me muito com os meus amigos! Vou brincar na casinha, pintar, fazer legos e mais legos!
E assim eu sei que ela é feliz!
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
Estados de (mau) espírito
Adormeci antes das 22h porque não me consigo aguentar acordada, passei a noite toda a pensar em trabalho sem conseguir dormir direito e estou efectivamente acordada desde as 5h. Ando cansada, triste porque não tenho energia para nada, incluindo coisas básicas como jantar ou fazer o jantar, ansiosa com o trabalho e a sentir que não estou minimamente a viver esta gravidez... A chegar às 11 semanas nunca pensei. Não me sinto confortável a falar do assunto. É tão estranho... Mas acho que tem a ver com a minha situação profissional. Com a questão dos contratos e afins... Enfim. Chegando às 12 pode ser que melhore.
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Das pequenas coisas da vida que me enchem o coração!
Hoje vou a tempo de ir eu buscar a pequenita à escola e isso é coisa para me deixar em ato estado de excitação! Ela fica feliz, eu fico feliz, brincamos, depois ela faz birras e eu fico exausta, mas não faz mal! O que interessa é estarmos juntas, sem tecnologias à mistura, a fazer puzzles e desenhos giros, dar jeitinho às bebés, depois prepararmos o jantar e finalmente um bocadinho dos desenhos animados que ela agora tanto gosta e a acalmam. Esperemos que seja um final de tarde tranquilo e divertido!
domingo, 25 de outubro de 2015
Não dá para acreditar.
Eu acordei às 6h30 (hora nova), mesmo a acreditar que a pequena ía acordar logo a seguir. Mas não. São quase 8h e ela continua a dormir! Nunca, nunca (acho eu!) ela dormiu até às 9h da manhã e, logo hoje que dormiu, eu estou acordadinha e sem poder fazer barulho em casa e com tanto para adiantar antes de irmos para o aniversário!!!! Roupa para lavar, estender, outra para apanhar e outras coisas que tais.
Vá-se lá entender! Afinal podia mesmo ter dormido mais uma hora, assim o meu corpo o permitisse!
Para que me serve mais uma hora no dia?
Para brincar mais uma hora... é certinho! Para dormir é que não é!
Bom domingo
sábado, 24 de outubro de 2015
Ainda bem que a miúda usa uniforme no colégio!
Ou a desgraça hoje de manha teria sido muito maior! Ora atentem a estas coisinhas lindas: (para mim nadinha que com ela atrás não dá jeito!)
Fins de semana cheios!!
Chegar ao final da semana e perceber que a nossa agenda para os dias que se seguem está mais cheia que durante a semana (o que já não é fácil!). Por vezes quero só um dia para enrolar por casa, apesar de a meio me aborrecer. Bem hoje marido no BTT, eu vou ao shopping com a miúda e a minha mãe, comprar a prenda para o aniversário de amanhã. E é isto. A vida não pára!
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Como esconder
Digam-me como esconder a bvarriga mais 3 semanas? Até à eco das 12semanas no trabalho não queria dizer a ninguém que estou grávida (para além das 2 pessoas que já sabem), masa barriga começa a não ser facil de disfarçar, principalmente porque quando eu engravidei estava em forma e falava muito de desporto, das corridas, de acordar cedo para exercitar.
Não me sinto ainda confortável de dizer às pessoas que estou grávida, parece que sinto uma qualquer barreira... Eu até me vou esquecendo que estou grávida, e é tão estranho estar tão alheada... Não sei que se passa mesmo!
domingo, 18 de outubro de 2015
Depois de uma semana em que me arrastei
Cheguei ao fim de semana e acordo às 6h30 da manhã... igual a durante a semana. Mas pelo menos acordei com a cabeça fresca. Isto de ir dormir com coisas importantes por fazer, faz com que o descanso seja só de meia qualidade... tenho de fazer um documento importante de 10 páginas, mas que ainda não consegui ter energia para começar. Esse documento, de preferência, tem de estar pronto hoje. Não há opção de procrastinar, pelo que o computador vai ser o meu melhor amigo. Só espero não chegar ao inicio da semana completamente exausta por ter estado a trabalhar o dia todo a um domingo. Fico sempre com a sensação que não aproveitei a minha filha devidamente e depois passo a semana a arrastar-me. Vamos ver.
Entretanto, bom domingo a todos!
sábado, 17 de outubro de 2015
As crianças!
Expliquei à minha filha que estava grávida e ia ter um irmão/irmã. É um pouco cedo, mas disse aos meus irmãos ontem e já sei que eles vão falar disso com a minha filha! Então a minha filha diz que o bebé está na barriga dela! Está bonito... E se fosse menina o nome seria Maria (nome da melhor amiga), eu disse que não, então ela escolheu outro: Maria Pêra! Enfim. Nem sei o que pensar.
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
O raio das hormonas
Esta coisa maravilhosa que é a gravidez (que é maravilhosa mas tem muitas alturas menos simpáticas), está a alterar-me completamente o humor. Sinto-me cansada 20 das 24h do dia, irrito-me facilmente, sinto-me mais triste e com menos sentido de humor (e vocês nem imaginam como e tenho bom humor no meu estado normal! Às vezes a minha boa disposição até cansa, principalmente no trabalho), mais pessimista, e cansada.... muito cansada. E estou cansada de estar cansada. Estou irritada de estar cansada. enfim. Já deu para perceber que me sinto SEMPRE cansada?
terça-feira, 13 de outubro de 2015
Duas semanas, dois filmes!
Voltamos ao cinema (em casa!) e as saudades que eu tinha! Vimos a "viagem dos cem passos" e o "interestelar". Adorei o primeiro e gostei muito do segundo. Claro que cada um dos filmes demorou pelo menos 2 dias a ser visto... Enfim, contingências de quem é pai, anda sempre cheio de sono e no dia a seguir acorda às 7h porque a cria acorda à hora do costume. E foi óptimo partilhar novamente o gosto pelo cinema com o meu marido. Tinha mesmo saudades!
domingo, 11 de outubro de 2015
Enjoos
Na primeira gravidez praticamente não tive sintomas desagradáveis. Má disposição só 2 ou 3 dias. Mas esta tem-me brindado com um ou outro dia pior. Hoje não está a ser um dia bom em termos de enjoos. Desde que tomei o café de manhã (Já dei conta há uma semana ou mais que o café não me deixa assim muito bem disposta...) que ando enjoada. Melhorou com o almoço mas agora já estou outra vez mal. E não sei lidar com isto. Parece que não consigo fazer nada, porque tudo me deixa pior. Vontade de vomitar não tenho, mas estou bem enjoadinha. Tomar medicação para os enjoos não é opção nesta fase, se eu já ando ensonada com a medicação nem me levanto. E deixar de tomar café não vai ser fácil porque a soneira é muita! Há sugestões por aí?
Compras matinais para o Natal!
Fui ao pingo doce, brinquedos a 50% de desconto, e toca a fazer stock de brinquedos para o Natal. Comprei a nossa prenda e dos avós! Assim todos poupamos e é menos uma coisa para pensar!
E, comprei tudo com ela, dizendo-lhe que eram prendas para as primas. Em casa eu tinha-lhe prometido um brinquedo, mas expliquei que era só um. Então ela escolhia um, e quando via outro que gostava mais, dava-me o anterior para a mão e pegava no que queria e dizia: só um mamã!
A verdade é que não está habituada a ter prendas fora de época. Primeiro porque quando compro algum brinquedo/livro que quero que ela tenha não lhe digo que é uma prenda. E porque também nunca compra brinquedos quando vamos a algum sítio. Quando quer algo, explico que não pode ser, e mudo de assunto, e tem resultado! No máximo damos-lhe um livrinho no super ou na fnac.
Foi sem stress, mas algo me diz que vai deixar de ser assim tão fácil!
A minha filha e as drogas, começa cedo!!
A meio de uma birrinha:
- o que se passa ctg, filha?
- estou ganzada!
Ai, esta deliciosa troca de sílabas!
sábado, 10 de outubro de 2015
Fim de semana! Finalmente..
Mais uma semana louca de trabalho que terminou! As semanas sucedem-se e voam e, quase sem dar conta, nem ter tempo para ficar ansiosa, no final desta semana é dia de ir ao médico novamente ver se está tudo bem. Estarei na altura mais ou menos com 9 semanas, e sabemos como entre as 6 e as 9 tudo pode acontecer... perdas de sangue não tive, mas só descanso quando vir aquele coraçãozinho a bater.
Entretanto hoje temos um dia cheio. Almoço com os avós da pequenita, e depois o aniversário de uma menina nossa amiga, que faz 4 anos. Ainda há pouco disse à minha filha que estávamos no fim de semana e era dia de ficar com os papás e ela exclamou: He, boa! Mas a verdade é que ela gosta muito da escola, e diverte-se muito por lá. De qualquer forma o fim de semana deveria ter 3 dias! Sem dúvida nenhuma!
Pronto, e agora vamos começar as brincadeiras cá por casa. Ultimamente, ao fim de semana, deixo-a ver televisão de manhã, até porque nos permite acordar mais devaga, e ela distrair-se um pouco sem ser necessário andarmos à volta dela constantemente. Ela agora já gosta de ver alguns desenhos na tv, apesar que se for pedir para ver alguma coisa é só o Ruca e a Heidi! Às vezes o Mickey. Tendo em conta que durante a semana pouco vê, ao fim de semana facilitamos.
Bem, vou lá, dar início ao dia.
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
8semanas (quase)
Eu começo a notar a barriga, principalmente ao final do dia e faz-me confusão que seja tão cedo! Depois de ter ficado de repouso às 17 semanas tremo só de pensar que me pode acontecer o mesmo. Nessa altura quase ninguém sabia da minha gravidez e, obviamente, não se notava. Não sei se é pela minha vida profissional, se pelo Stress que ando, continuo a não me sentir grávida, apesar da barriga, obstipação, maminhas gigantes, sono, etc. O mais engraçado, ou não, é que tenho muito mais sintomas que na primeira! Na próxima semana tenho consulta e acho que ver a eco me vai ajudar a acreditar e começar a viver!
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Hoje será um dia bom!
Porque tenho a tarde livre. Porque é dia de chegar a horas decentes de ir buscar a minha pequenina à escola e namorá-la muito! E cada vez mais penso, principalmente vindo mais um, que vou ter de arranjar forma de ter um pouco mais de tempo livre, principalmente que me permita estar em casa mais cedo ao final do dia, não todos os dias, mas alguns... Ando aqui a magicar isto.
terça-feira, 6 de outubro de 2015
Estou cansada de estar cansada
Novamente com muitas horas de trabalho. Muito Stress. Muitas decisões. Gravidez da qual só me lembro porque ando mal disposta. 1 semana e meia para a próxima consulta. Ansiedade. Demasiado trabalho. Pouco tempo em casa. Pouco tempo com a miúda. Desejosa da tarde livre de amanhã!
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Bipolaridade alimentar!
Ora nada me apetece, ora estou cheia de fome. Ora estou enjoada porque comi, ora estou enjoada porque não comi. Com esta brincadeira não me apetece (nadaaaa) sopa, e ando com muita vontade de comer carne. Cheira-me que assim a balança não vai ser simpática!
domingo, 4 de outubro de 2015
Mães de 2a (ou mais) viagem
Quando começou a aparecer a vossa barriguinha? Mais cedo que na primeira gravidez, na mesma altura, mais tarde? Estou curiosa, principalmente porque sinto que já noto qualquer coisa, apesar de ser muito cedo! Na outra gravidez acho qyue comecei a notar mais depois das 12 a 15 semanas (eu achava que tinha sido antes mas vendo à posteriori acho que não). Aliás, só passei a ter barriga que realmente se notasse já depois das 20 semanas!
Por isso digam-me, como foi com vocês?
Dever cumprido!
Os nossos votos já lá estão! Agora é esperar que quem ganhe saiba conduzir Portugal a um futuro mais próspero e mais feliz!
Dia de eleições
E este tempo... uma pena porque muitas pessoas vão deixar de exercer o seu direito e dever por estar vento e chuva. E o país precisa que as pessoas votem, que expressem o que querem. Por isso, independentemente das vossas ideologias políticas vão votar! Aqui em casa está decidido, vamos à vez para a miúda não sair de casa.
sábado, 3 de outubro de 2015
Exercício físico e gravidez
Como sabem eu andava a realizar imenso exercício físico, a ter cuidado com a alimentação e a ver resultados fantásticos. Desde que engravidei que parei. Não era este o meu objectivo, mas acho que há alguns motivos para isso ter acontecido:
- ando com um cansaço e sonolência do piorio que faz com que acordar mais cedo seja quase impossível, ainda por cima não tenho tolerado bem o café!
- Tenho um medo (enorme) de me por a fazer a minha bicicleta fixa, que não traria problema nenhum durante a gravidez, e de, em relação com isso ou não, voltar a ter contracções muito cedo na gravidez.
- O medo (real e possível) de voltar a ficar em casa muito cedo nesta gravidez (a outra foi desde as 17 semanas com contracções dolorosas), algo que não desejo (mesmo) que aconteça!
O problema -> é que já ando novamente com dor lombar (sem qualquer relação com o facto de estar grávida) por estar a perder novamente a musculatura abdominal e lombar que ganhei nestes tempos de exercício.
Antes de engravidar, e para perceber o que me esperava, perguntei ao meu obstectra quais eram os riscos que corria nesta segunda gravidez e ele foi claro: "depois do que aconteceu na primeira corres um risco muito maior que a populção em geral de voltar a ficar em casa cedo e de ter contracções precoces". Pois que isto não ajuda nada para me dar confiança de que tudo vai correr sem precalços desta vez! A ver vamos, e vou caminhando e, inevitavelmente, pegando na minha filha de quase 14kg ao colo e a rezar para que tudo corra bem!
Dia a dia
Tenho andado numa fase de muito stress. Principalmente a nível profissional. Não só de excesso de trabalho, mas porque o meu contrato ainda não é a tempo incerto e, como tal, fico insegura com o que virá. Claro que fiquei felicissima por me saber grávida e, apesar de andarmos "à vontade", foi uma surpresa. Nós temos claros problemas de fertilidade e, por isso, e porque realmente queríamos mais filhos, nunca fiz nenhum contraceptivo desde que a minha filha nasceu, pelo que engravidar espontaneamente (novamente), foi uma surpresa real! Mas tenho andado tão stressada que parece que nem me lembro do meu estado (não fosse a má disposição), e ainda não consigo pensar em mim como alguém grávido.
Apesar de estar de pouco tempo de gestação já comuniquei ao meu superior directo. Não ando aqui a enganar ninguém e a última coisa que quero é que pensem que andei a esconder A reacção foi boa, claro. Uma mulher, sensata, que sabe o que eu trabalho, que me tem apoiado incondicionalmente. Agora vamos ver como decorrem as coisas. Aos colegas ainda não contei, é muito cedo. Nunca se sabe o que pode acontecer nesta primeira fase e por isso não tenho sequer vontade de divulgar.
Da nossa família só os nossos pais sabem. E assim vai ser até ir à consulta às 9 semanas de gestação e comprovar que está tudo direitinho dentro de mim. Tenho pena de não estar a viver este momento com a alegria que achava que iria sentir... sinto insegurança, receio, alguma pontinha de péssimismo (nem parece uma coisa minha na realidade!). Penso que chegando aos 3 meses passo a sentir-me no meu verdadeiro estado! :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)