terça-feira, 20 de setembro de 2011

Transportes públicos vs Carro

Should have taken acid with you
Ontem fui ao centro do Porto. Já não ía há muito tempo, principalmente de carro. O Porto tem metro, autocarros, comboio e eléctrico. Mas por incrivel que pareça tem muito mais carros que qualquer um dos outros meios de transporte.

Estudei muitos anos nesta cidade e sempre usei transportes públicos. Primeiro autocarro e depois metro, às vezes os dois, e apesar de obviamente haver alturas em que a viagem demorava mais que de carro, nunca me passou pela cabeça ir todos os dias para lá a conduzir! Primeiro porque durante as viagens dá para fazer imensas coisas para as quais normalmente não temos tempo: dormir (hehehe), ler, estudar, utilizar o telemóvel, conversar, etc, depois porque o stress é muito menor e, por fim, fica muitíssimo mais barato. Se tem desvantagens, tem! Temos de cumprir horários se queremos chegar aos sítios a horas, às vezes não há lugar sentado, pode demorar mais tempo que de carro, não controlamos quem vai ser a nossa companhia na viagem (e que invariavelmente acaba por ser alguém que cheira mal ou tem um tique irritante ou tem a música tão alta nos auriculares que se ouve em qualquer lado ou tenta ler o nosso livro ou vai a olhar para a msg de telemóvel que estamos a escrever ou ou ou), e podemos ainda ter de caminhar para chegar ao destino (pronto, para mim esta é uma vantagem...). Pesando os prós e contras sempre optei por transportes públicos, principalmente num sítio onde o estacionamento é pouco e caro e a rede de transportes é bastante satisfatória.

Por isso hoje fiquei surpreendida com a quantidade de carros, as filas, o stress, o balúrdio que se paga por uma hora de estacionamento. Hoje fiquei desgastada! Muito desgastada com apenas uma viagem, fará quem anda todos os dias assim! Muito mais desgastada do que com os 50km que faço diariamente para o trabalho! Com a tão afamada crise, e com tanta oferta, achei que as coisas iriam mudar, achei que as pessoas iriam deixar mais o carro em casa... Se calhar deixam, eu é que não dei conta!

Se eu pudesse, ía para o trabalho de transporte público (não fosse demorar 2 horas e só ter uns 5 horários de autocarros por dia que não coincidem com os meus horários!). Só tenho pena que alguns sítios estejam tão mal servidos, e nesses casos não há grande opção!

2 comentários:

  1. Depois de 8 anos a ir de carro todos os dias confesso que quando cheguei aqui e passei a andar de transportes estranhei muito mas hoje vejo que tem muitas, muitas vantagens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. as pessoas são mt comodistas, eu já trabalhei junto à faculdade de ciencias no Campo Alegre e tinha uma colega que morava na praça galiza e vinha de carro. Não tinha necessidade nenhuma até podia ir a pé ou usar os vários autocarros que passam na zona de cinco em cinco minutos.

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada