terça-feira, 13 de setembro de 2016

A solo com elas - as rotinas e como gerir o tempo

O marido, como é habito, de vez em quando tem de ir para fora em trabalho. Normalmente tenta que seja só uma noite ou, quando consegue, vai e vem no mesmo dia. Para esta semana tinha na sua agenda uma viagem de 2 dias a Lisboa, e a verdade que fico sempre com alguma ansiedade quando sei que vou ficar com as duas, na hora de jantar/deitar sozinha, não porque não seja capaz, mas porque a mais nova continua com dias de muita irritação/choro a essa hora, tornando difícil a gestão dos banhos, jantar e hora de dormir. Nestes dias, para ajudar à festa, não tenho a ajuda da minha mãe, que está neste momento com quase todos os netos mais velhos a passar uns dias na sua casa e, por mais que ela goste, ontem estive com ela e já acusa cansaço! 

Bom, dizia eu que a gestão de banhos e afins nem sempre é fácil ao final do dia. A bebé ontem estava bem disposta e enquanto dava banho à mais velha super rápido no chuveiro, ela ficou no ginásio no chão da sala a brincar. Sim, porque se a coloco na espreguiçadeira, na cama ou até no carrinho para a ter junto de nós, é certo e sabido que vai chorar, e eu acabo por ser menos eficiente. Entretanto, depois do banho e antes do jantar, a mais velha vê, quase sempre, um pouco de desenhos animados pelo que aproveito esse bocadinho e dou banho à mais nova. Quanto ao jantar, ontem foi fácil. Já tinha deixado sopa feita à tarde e comida adiantada. Mas a verdade é que quando, ao final do dia, ainda tenho de cozinhar a coisa complica-se e depende mesmo muito do que a bebé me deixa fazer (não gosto de cozinhar com ela no marsúpio, e não gosto de a deixar a chorar na espreguiçadeira ou cama). A mais velha, nesta fase, e como a bebé olha muito para ela, já ajuda a entreter a mana e a distraí-la. De qualquer maneira não me parece sensato deixar uma de menos de 4 meses e uma de 3 anos e meio sozinhas numa divisão por muito tempo!

Pronto e ontem foi fácil. Também senti que a bebé já não dá finais de tarde assim tão maus, mas nem pensar em parar já o infacol! Agora que temos algum descanso, é manter a fórmula mais algum tempo. Só falta passar a dormir bem de forma consistente, e eu serei uma mulher rejuvenescida!

1 comentário:

  1. Percebo-te perfeitamente. também fico algumas vezes com os dois, e não é fácil. Depende muito da disposição tanto do mais novo mas tb do mais velho. Aqui o que dita as coisas correram bem é o mais velho, se não dorme a sesta à noite está cheio de birras e a pedir muito colo. Imita o irmão mais novo em tudo e tudo fica mais difícil.

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada