quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

De onde vem a educação?

No meu trabalho contacto com pessoas de todas as idades e todos os níveis de escolaridade.

Algo que inicialmente não esperava era existir ainda tantas pessoas analfabetas, principalmente não sendo assim tão velhas quanto isso. Pessoas que por questões da vida foram directamente do berço para o trabalho sem passar pela infância. Pessoas que não passaram pela escola, que não lhes foi proporcionado o conhecimento, mas que mesmo assim, e contra muitas expectativas são pessoas ricas. Ricas de valores, de atitudes, de educação, de conhecimentos práticos para viver a vida. Pessoas cheias de coisas para nos ensinar.

Não poucas vezes são as pessoas com um maior nível educacional que são mais rudes, que são indelicadas, incapazes de segurar uma porta quando alguém vem atrás, de dizer bom dia e dar um sorriso, de nos ajudar quando cai alguma coisa das mãos, etc...

Claro que há de tudo, em todas as classes sociais e profissões, mas uma coisa é certa, a educação não vem só dos bancos da escola, vem também do berço, das experiências e opções da vida. Vem daquilo em que as pessoas se querem tornar.

Published with Blogger-droid v1.7.4

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada