domingo, 1 de novembro de 2015

Comparações de lavagem dos dentes.

Ontem tivemos mais um dia agitadíssimo. Almoço em casa do meu irmão, jantar em casa de uns amigos e chegamos a casa já passava das 23h completamente exaustos! Como sabia que vínhamos tarde já levei o pijama e escova dos dentes da pequenita para ela vir de lá provinha a ir para a cama. Na altura de lavar os dentes estava também a filha dos meus colegas, que fez 3 anos este mês, a lavar os dentinhos dela e muito admirada eu fiquei quando percebi que os pais não lhe lavam os dentes depois de ela lavar. Na minha opinião, por melhor que os miúdos lavem os dentes, não fazem uma higiene dental suficientemente correcta para que a escovagem deles seja suficiente. A minha filha até tem jeitinho e lava muito bem os dentinhos de baixo por dentro e depois pela frente, mas tem sempre dificuldade em lavar bem os de cima. No final de ela lavar, eu com a escova, dou uma escovagem rápida às 2 arcadas dentárias de forma a apanhar todos os lados dos dentes. A minha colega diz que nunca lhe fez isso. Não me apetece que eu esteja a ser exagerada... tive uma vez uma conversa com um dentista e ele dizia-me exactamente isto: os pais que acham que crianças com menos de 5-6 anos lavam os dentes bem o suficiente, estão enganados. Depois as crianças aparecem cheias de cáries em zonas menos acessíveis dos dentes. É verdade que houve uma altura que a pequenita me dificultava muito a tarefa mas nunca desisti de tentar sempre no fim lavar-lhe os dentes. Agora aceita isso como fazendo parte da rotina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada