segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O peso na gravidez

O meu médico é exigente. Já disse: 12 kg no final da gravidez, por isso juízo! Ainda me faltam imensos aniversários, o Natal e o Ano Novo... se me preocupa: sim! Não quero ganhar demasiado peso por vários motivos: risco de diabetes, pré-eclâmpsia, excesso de peso/falta dele (se só comer porcarias) do bebé, parto mais complicado, mais peso sobre o perineo (e provavelmente mais risco de músculos flácidos/incontinência - eu sei que nenhuma mulher quer que lhe falem disto, mas é uma realidade muito mais frequente do que possam imaginar), e claro o meu conforto (quanto mais peso pior), evitar estrias e demasiada flacidez (já sei que não consigo evitar a 100%, mas pelo menos diminuir..).
Mas obviamente que faço uma alimentação suficiente e regrada para uma grávida, com todos os nutrientes e com a frequência necessária.  Mas não me posso exercitar, e isso faz diferença..

Uma coisa que me irrita é as pessoas estarem sempre a dizer: "estás grávida não tens de te preocupar com o peso, depois recuperas". Mas será que as pessoas não entendem que os principais factores que pesam não são os estéticos? Mas, claro que esses me preocupam! O bebé não ganha mais saúde por eu andar a comer quantidades a mais e gorduras e açucares a mais. Problema: à frente dessas pessoas, se digo que não quero comer qualquer coisa que seja, ou se já comi uma fatia de bolo e não quero mais, é logo motivo para levar com um sermão! "As grávidas não podem andar obcecadas com a comida". Obcecada? Eu só quero ser saudável, e não privo a minha filha de nada que eu não sou tolinha! E além disso nunca se viu em lado nenhum que ganhar mais peso é mais saudável para o bebé (por isso é que existem limites de acorodo com o IMC da mãe antes de engavidar), e já vi muitas mulheres a aumentar 20 kg e mais e a ter bebés de baixo peso. Enfim... sei que não fazem por mal, mas cansa. Já decidi uma coisa: não falo mais de peso e comida à frente de ninguém!

1 comentário:

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada