quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Chupeta. Sim ou não?

Mais um bom artigo.
http://www.paisefilhos.pt/index.php/criancas/dos-0-aos-2-anos/672-quem-precisa-mesmo-da-chucha

Uma coisa é consensual: nos primeiros dias, até estabelecimento do aleitamento materno com confiança, não se deve introduzir a chupeta. A introduzir a chupeta depois, deverá ser apenas na hora do sono, e ser retirada quando a criança acorda.

E será isto assim tão fácil na prática?

5 comentários:

  1. Eu não levei chupeta para a maternidade, como tinha aprendido no curso de preparação para o parto. Mas na Cuf Descobertas, que não é hospital amigo dos bebes, deram-me uma chucha, para o acalmar do choro, e não interferiu nada com a amamentação que correu lindamente. Mas acho que não vou levar chucha para o Afonso, não vá mesmo interferir no processo da amamentação. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... vamos ver como vai ser comigo. Eu não vou levar, e espero que não se lembrem de lhe dar sem me perguntarem. Independentemente da questão da amamentação, julgo que se o bebé está a chorar é porque não está satisfeito com algo (e num recém nascido julgo que ficar "aborrecido" não se coloca), e preferia tentar colmatar primeiro a necessidade que eventualmente esteja em falta! Claro que isto é muito bonito falar, mas depois na prática com um bebé a chorar não sei se é assim tão fácil! :D

      Eliminar
  2. Olha eu levei uma chucha no fundo do saco. A maternidade onde tive o baby D. era amiga dos bebés e o uso de chupeta durante os dias de internamento era altamente desaconselhado.

    O bebé primeiro tem de conhecer bem a mama da mãe, sentir-se à vontade e só depois de tudo estar no trilho, se necessário e os pais assim entenderem é que se deve introduzir a chucha.

    Bem, então eu levei a chucha e na 2ª noite de internamento ele chorou tanto tanto que a fui buscar ao fundo da mala. Ele mandou-me passear e não a quis nem por nada.

    Hoje, usa (mas foi difícil encontrar uma chucha que ele gostasse), ele fica muito mais calmo com ela e confesso que não imagino a altura das cólicas se o meu bebé não tivesse querido a chupeta.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou contra o uso de chupeta, só gostava era que não fosse logo nos primeiros dias. Acredito que quando falamos de cólicas, ou necessidade para adormecer, pode ser realmente útil, e pretendo usar, até porque a partir do primeiro mês é um factor protector contra o síndrome de morte súbita.

      Agora gostava era de conseguir que só usasse mais para a altura do sono, e não como muitos bebés que usam quase o dia todo... Mas é como digo, as coisas depois no dia-a-dia nunca são como imaginávamos! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Se conseguir que só use nessas alturas, já vai ser bom! :)

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada