quarta-feira, 6 de março de 2013

As mamas e amamentação

Este é um assunto muito falado: amamentar e cuidado das mamas. Li imensas coisas sobre este assunto antes da bebé nascer, achei que sabia bastante e, no entanto, quando comecei a amamentar imensas dúvidas surgiram. O que eu aprendi até agora:

>Cada livro diz uma coisa diferente relativamente ao tempo da mamada, dar uma ou as duas mamas, intervalos entrar mamadas, etc.

>Ao 3º dia iniciou-se a subida do leite e fiquei com as mamas tão ingurgitadas que não sabia o que fazer. O que ajudou? 
         - Os panos de água morna/quente antes de amamentar, e algo frio depois de amamentar.

> Contracções uterinas intensas durante a amamentação: sabia que era normal, não sabia é que eram tão intensas! Fazem bem, ajudam o utero a ir ao lugar dele e a livrar-se do resto de sangue que ainda tem de expulsar. Acabaram por passar ao fim de 5 dias.

> Mamilos dolorosos: pois, também sou vítima destes. Coloquei daqueles cremes próprios de preparação do mamilo desde os 7 meses de gravidez, e coloquei entre cada mamada da bebé. Mesmo assim surgiram mini gretas. 
     - Verificar se bebé faz boa pega
    - Não deixar bebé ficar a mamar demasiado tempo na mesma mama (pelo que entendo mais que 15 minutos é exagero, tendo em conta 90% do leite é ingerido nos primeiros 10 minutos da mamada), pois têm tendência para macerar o mamilo - Mas é suposto tirá-lo daquela mama??
    - Não arrancar bebé da mama. (colocar dedo mindinho entre boca do bebé e mamilo e suavemente retirar o mamilo)
     - Boa higiene da mama diariamente, deixando o mamilo arejar um pouco após a mamada e colocar creme próprio, ou um pouco do leite do bebé no mesmo.
      - Experimentei os discos e acho que maceram muito o mamilo. Muito desconfortáveis na minha opinião. Uso conchas protectoras do mamilo e são 5 estrelas.

Dúvidas que ainda tenho, e que só com o tempo com esclarecer:
 - Quanto tempo posso deixar o bebé sem mamar durante o dia e durante a noite? (É que ela a maior parte das vezes não acorda ao final das 3h, principalmente de noite). - esta vou já perguntar na sexta feira à médica! Acho que se estiver a aumentar bem de peso, não deve haver problema de prolongar o intervalo entre as mamadas à noite.
 - Quanto tempo de mamada é razoável? (Já ficou bem com 10 minutos de uma mama, como já fez mamadas de 25 minutos de uma + 10 de outra!) - Acho que no início é normal as coisas serem mais caóticas, e julgo que as coisas já estão a estabilizar.
 - Quando retirar leite com bomba? (Vou comprar bomba, mas não quero hiperestimular as mamas, visto que tenho leite suficiente!)

4 comentários:

  1. É tão bom ler-te a falar da TUA própria experiência!! :)

    Continuo a achar que fui uma sortuda enquanto amamentei, nunca senti o mínimo desconforto. Nada. De nada.

    Um beijinho especial para a tua princesa!

    ResponderEliminar
  2. Tu conta mulher, porque nesta altura ando com todas essas dúvidas e mais algumas... e como ainda faltam 6 semanas e bom que comecem a ficar esclarecidas ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tu conta mulher, porque nesta altura ando com todas essas dúvidas e mais algumas... e como ainda faltam 6 semanas e bom que comecem a ficar esclarecidas ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Nisso não te posso ajudar. Amamentar não resultou por estes lados.

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada