terça-feira, 14 de maio de 2013

A escolha do infantário

Está decidido há muito que a pequenita vai para o infantário em Setembro. A minha mãe ofereceu-se para cuidar dela e os meus sogros também. Para os meus sogros nunca iria pois não vivem perto de nós e porque eu também não tinha muita vontade e tal como disse à minha mãe: estão em idade de aproveitar a vida e não ficar fechados em casa com um bebé! A minha sogra de início não entendeu mas quando lhe disse que tomando um compromisso iria ter de deixar de ir à aldeia, ir cultivar o campo e muitas outras coisas acho que aceitou melhor. Independentemente de todas essas razões já estava decidido há muito o destino da cria. Assim os avós podem ir buscá-la mais cedo, sem compromisso, e quando ninguém puder fica muito bem no infantário. De qualquer forma a decisão seria sempre nossa: os pais.

A grande questão prende-se com: que infantário escolher??!

Escolhi dois aqui perto de casa, e muito perto da minha mãe. Aqui à volta não há mais grande opção, e o que é é tudo privado.

Opção 1: Está pré-inscrita numa IPSS com instalações totalmente novas onde irei pagar (quase de certeza) o escalão máximo! É um sítio onde conheço crianças que lá andaram e estão bem educadas e foram bem tratadas, mas onde há muitissimas crianças. A sala dos 2 anos é um autêntico susto pois são muitos! O berçário tem bastante boas condições mas são mais de 10 crianças (pelo menos neste ano que passou) e não está na lotação máxima. O espaço exterior é pequeno mas tem duas áreas (dos maiores e dos mais pequenos).

Opção 2: Um infantário privado, com mensalidade de 40-50€ acima do da IPSS, com instalações boas, onde conheço uma criança que lá anda e os pais estão satisfeitissimos. Tem uma área exterior bastante jeitosa com um bom relvado e árvores. Não está com lotação completa  e por isso nas salas de 1 e 2 anos tem umas 7-10 crianças. No berçário tem 4-6 crianças de momento. 

Não sei que faça. Não sei onde cuidarão melhor da bebé. O privado é mais caro, mas estou bem disposta a pagar a diferença se ela tiver mais assistência. A IPSS conheço muitasss crianças que lá andaram e gostaram, mas assuta-me o número de crianças que o frequenta...

É tão dificil tomar uma decisão!

5 comentários:

  1. Como te entendo. A nossa bebocas também vai em Setembro para a creche e estamos na fase de a inscrever. Já vimos tantos... E é como dizes, tomar a decisão é realmente difícil

    ResponderEliminar
  2. Olá. O mais velho também anda numa IPSS e não podia estar mais feliz. Nós, os pais, e ele! A educadora é fabulosa e o ambiente familiar é espectacular. O pequenino também vai em Setembro. O número de alunos por sala é regulamentado por lei. Este ano, na sala do meu filho de 3 anos são 22 para uma educadora e duas auxiliares. São muitos, mas funciona bem. Bjs e boa sorte com a decisão. Vai pelo teu instinto de mãe. E por experiência própria é óptimo eles estarem numa boa creche e terem os avos para irem buscar mais cedo ou ajudarem quando eles estão doentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só queria ficar feliz com o sitio que escolher, mas nunca sabemos se fazemos a escolha correcta!

      22 crianças com 3 anos numa sala parece-me tantooooo, e é isso que me assusta! Dá muito jeito ter a possibilidade dos avós os irem buscar, mesmo!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Preferes privado por algum motivo em especial? Estou preocupada é com o número de crianças!

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada