domingo, 4 de maio de 2014

Toda a verdade sobre viagens com crianças (ou de como nem sempre tudo é perfeito!)

A viagem de 3 dias foi boa em muitos aspectos mas teríamos descansado muitíssimo mais (ou simplesmente teríamos descansado, coisa que não aconteceu), se ela tivesse ficado com a minha mãe e nós fossemos os dois sossegadinhos namorar! De qualquer forma foi uma boa experiência. Voltaremos a repetir em Junho, mas já no Algarve para irmos a banhos!

Pontos menos bons (para não dizer maus!):
 - Fazer as malas dá trabalho, principalmente nesta altura pois nunca sabemos como vai estar o tempo. E se tem frio? E se tem calor? Por isso acabam por ir mais mudas que as necessárias.
E desfazer as malas quando se volta..... no coments!

 - É uma chatice pensar em tudo que ela vai necessitar em termos de alimentação para 3 dias. Sim tem 14 meses, já vai comendo muita coisinha da nossa mas não o suficiente para simplesmente não levar nada de comida. Aqui somos pessoas práticas, e como era por 3 dias decidimos experimentar aquelas comidas já feitas e embaladinhas, que não se estragam fora do frigorífico, e é só colocar no micro ondas (prémio para a pior mãe do mundo!!! ) e sopas do mesmo género. Comeu lindamente e revelou-se uma excelente opção por vários motivos. Primeiro os horários dela ainda não estão bem acertados com os nossos. Depois acabamos por comer muitas vezes coisas que não dão para ela. E  ficámos muito menos stressados com a procura de restaurante mediante a hora que ela tinha de comer. Ah, e o hotel para onde fomos tinha mini cozinha no quarto o que nos permitiu aquecer as coisas sem andarmos a pedir (mas se tivéssemos de pedir também era simples!). 

 - Se o tempo não está bom e não podemos andar no exterior acabamos por ficar um pouco limitados ao quarto de hotel, o que com uma criança de 14 meses significa não parar um único segundo. Acabou por estar bastante vento durante as tardes e ainda saímos para passear (bastante até), mas acabamos também por estar alguns períodos no quarto de hotel. Brinquedos, e mais brinquedos são uma das opções!

 - Estar limitados em termos de hora de jantar não tem muita piada. Nós por norma tentamos respeitar-lhe os horários como forma a não haver birras por sono ou cansaço. Não é justo para ela e é desgastante para nós. Na última noite esticamos a corda e acabamos por ter de voltar às 21h para o hotel porque ela estava exausta e, apesar de não ter armado berreiro no restaurante, não conseguiu aguentar toda a refeição na cadeirinha e só queria andar a caminhar de um lado para o outro. Nem com comida para petiscar. E não, não usamos ipad (que não temos), nem telemóvel para a distrair, até porque ela não liga grande coisa a desenhos animados. Principalmente quando está com demasiado sono. 

 - Acordar às 7h da manhã na mesma....

 - A viagem de volta foi chata. Ela estava cansada de andar de carro. O ideal é programar a viagem para a hora que eles precisam de dormir e tentar fazê-la toda durante esse período. E, mais uma vez, levar alguns brinquedos para a viagem (o que no caso não resultou!).

Pontos bons (mesmo bons!)
 - Sentir a alegria dela por estar todo o dia connosco sem outras distracções

 - Vê-la a brincar na areia agarrada ao balde e à pá como se fosse uma menina crescida

- Passarmos tempos a 3 sem grandes tecnologias à volta, muitas caminhadas, muitos beijinhos e abraços, muitas fotos, muitas gargalhadas (muitas, muitas!!)

Parecem poucos pontos bons? Mas posso dizer-vos que esses poucos valem muito muito muito! Acho que nisto das viagens o ideal é ir para um sítio onde haja várias alternativas de distracção. Principalmente com crianças pequenas que não se distraem com qualquer coisa. Sabemos que se o tempo estivesse bom para fazer praia de manhã e de tarde, teria sido menos cansativo porque na praia estamos mesmo muito bem com ela.

Depois há que descomplicar em termos de comida. Nós optamos por experimentar comida pré-feita pois não sabíamos se haveria muita opção de refeição que desse para ela. Foi bom assim pois foi menos uma preocupação. 

Respeitar os sonos dos bebés é essencial para que quando estejam acordados estejam bem e que a maior parte do dia seja repleta de sorrisos e não birras e cansaço!

Depois há que redimensionar as expectativas! Foi muito bom tendo em mente algumas destas limitações... Chegamos ao final do fim de semana cansados, mas de coração cheio. Isso é certo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada