segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Opinar ou não...

As pessoas muitas vezes vêm desabafar de alguma coisa na sua vida pessoal ou profissional e, invariavelmente, pedem uma opinião. Eu não gosto de opinar. Não gosto, pronto! Quando as pessoas estão com dúvidas fico sempre com a sensação que as estou a influenciar (sensação provavelmente real...). Eu até posso falar sobre o assunto, ajudar a pessoa a perceber o que poderia ser melhor para ela (sendo sempre ela a raciocinar sobre a coisa), ouvi-la, esclarecer em alguma coisa (se for do meu domínio). Mas no fim deixo sempre claro que cada um toma conta da sua vida e toma as decisões que achar melhor independentemente das opiniões dos outros. Quase sempre, quando opinamos verdadeiramente sobre algo, dizendo sinceramente o que achamos e apesar de o fazer com tacto (e depois eu tenho tendência para me entusiasmar com o discurso), a outra pessoa, fica a olhar para nós com aquela cara :"ouvi, mas não gostei/não era isto que queria ouvir, mas quem é que esta pensa que é a intrometer-se na minha vida e acha que me conhece!". Por isso minha gente: desabafem à vontade, mas se querem opinião sincera depois não amuem e, se não querem opinião, então não a peçam!

Isso só não acontece com algumas pessoas muito em particular. O exemplo mais claro é o de uma das minhas melhores amigas. Sabe que tem de mim sempre aquilo que me vai na cabeça! E por isso liga-me em tudo o que é crise à séria na sua vida (e ah mulher com vida complicada!!!). E, quando depois decide o contrário do que eu achava melhor, continuamos amigas como antes, e ela volta-me a ligar na próxima crise.  :) E por mim tudo bem! Dei a minha opinião, ela aceitou, mas tem neurónios próprios e decide por ela!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada