terça-feira, 9 de agosto de 2016

Organização diária

Estou cada vez mais dedicada a organizar-me. Primeiro mentalmente. Sim. Para mim foi essencial ter começado este processo de mudança pela cabeça. Sem ter a cabeça no sítio com objectivos definidos e priorizados não conseguiria seguir o rumo que queria. E também deixei-me de coisas e achar que consigo fazer tudo para ontem e de mudar tudo ao mesmo tempo. Apesar de achar que por vezes alguma mudança mais radical nos permite clivar com um determinada hábito, mudar radicalmente vários aspectos da nossa vida ao mesmo tempo pode não ser a atitude mais prudente. Mudanças que se querem instituídas como forma de vida não se tornam rotina de um dia para o outro, pelo contrário, precisam de tempo. E comecei. Sim, porque só necessitamos disso:começar. Sem desculpas. Sem esperar pelo dia 1, ou pela segunda feira, ou por Janeiro. Comecei com o retomar da actividade física e alimentação regrada que para além dos efeitos estéticos óbvios, permitiram-me uma mudança de humor e bem estar incríveis, acompanhada de um aumento da auto-estima e auto-percepção. Deram-me ainda o sentimento de pessoa capaz de coisas, de tomar decisões e fazer o necessário para cumpri-las. Com estes novos hábitos a decorrer já há 6 semanas, começo a pensar em qual o próximo passo. Sinto necessidade de organizar minimamente o meu dia a dia e definir algumas actividades que quero/preciso fazer. Ainda me perco muito em actividades que na verdade não me trazem grande retorno (emocionalmente/cognitivamente falando). Apesar de as novas tecnologias serem super úteis, descobri recentemente o conceito de bullet journal. No fundo é uma agenda personalizada conforme as nossas necessidades. Vou experimentar, e espero que resulte. Assim ao sábado/domingo quero tentar definir mais ou menos o que vou fazer ou preciso fazer naquela semana de forma a optimizar os meus dias, com a devida flexibilidade necessária de quem é mulher, mãe, esposa e profissional. Quero rodear-me ainda mais de pensamentos positivos e de amor. 

4 comentários:

  1. Gostei tanto deste post. Ando a precisar de mudar tanta coisa. Tal como dizes acho que preciso de mudar e organizar-me primeiro mentalmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de estabelecer prioridades. Muda 1 ou 2 coisas de cada vez e, quando já forem algo instituído como parte integrante da tua vida, escolhe a próxima mudança! Ficamos com a sensação que controlamos a nossa vida e que somos nós que definimos o seu rumo!

      Eliminar
  2. Eu tento me organizar. Às vezes tento a percepção que gasto imenso tempo com coisas inúteis como o facebook. Tenho me desligado um pouco do mundo virtual mas queria mais. Queria me organizar melhor.
    Obrigada pelo post, adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse à ML: estabelecer prioridades e escolher algo para começar a mudança. Resulta! Principalmente se tivermos as coisas bem definidas na nossa cabeça!

      Eliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada