quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Licença prolongada

Já há alguns meses atrás, mesmo antes desta bebé nascer, tínhamos decidido que eu iria gozar licença prolongada (150 dias + 90 dias). Acho que foi a decisão mais correcta, e nem eu imaginava quanto, pois com uma bebé que não pega num biberão, não é fácil gerir! Bom, dizia eu que optámos pela licença prolongada com consciência que durante estes 90 dias iríamos levar um corte valente no subsidio de parentalidade. Pois hoje recebi o pagamento e, apesar de ser o que eu estava à espera, é assustador saber que vou receber abaixo do que costumo durante 3 meses e penso que, infelizmente, para uma grande parte da população portuguesa, esta não seria uma opção financeiramente viável. Vou trabalhar com a bebé com quase 8 meses, o que é fantástico, mas claramente deveria ser possível fazê-lo, pelo menos até aos 6 meses, a receber a 100%. 

8 comentários:

  1. Neste país, são poucas as condições para se ter um filho. Não tenho nenhum, mas vi como foi com a minha mãe

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz o mesmo, com a agravante que como estou a recibos verdes o que recebia de licença era quase 10% do meu ordenado a trabalhar... Foram 8 meses, mas preparámo-nos para isso quando engravidei e quando me informei e tivemos a sorte de ter essa folga financeira para nos permitir esta licença de parentalidade / licença sem vencimento... Mas acredita que foi a melhor decisão que tomámos e foi o melhor para toda a família, não só para a bebé, mas para os irmãos que me tinham mais disponível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que foi a melhor decisão, apesar do corte, porque felizmente temos capacidade financeira para suportar, mas devia ser transversal a todas as mulheres, pelo menos 6 meses em casa com as crianças!

      Eliminar
  3. Agora no 2.º bebe também tirei a licença prolongada. o corte foi muito mas não me arrependo nada. Com férias, fui trabalhar ele tinha quase 9 meses. Mas para mim no mínimo deveríamos ter direito aos 6 meses a 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não estou nada arrependida, mas os cortes deveriam ser menores de forma a ser possível para mais famílias fazer isto!

      Eliminar
  4. Pois, é a esses 90 dias que me estou a referir, são espetaculares, mas um rombo nas finanças!

    ResponderEliminar
  5. Os recibos verdes são uma verdadeira praga que limitam uma vida normal das pessoas!

    ResponderEliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada