segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teste aos nossos limites

A nossa bebé testa os nossos limites (e os dela, acho eu!). Ela passa os dias inteiro quase sem dormir, e à noite dorme umas 6-7 horas (entre mamadas). Durante o dia dormita bocadinhos de 10-15 minutos, ou então vai dormindo se estiver ao colo, e mal a coloco na cama desperta e começa a contorcer-se (suponho que seja intestino a dar problemas?!), e eu não acho isto normal! 

Já percebi que ela é uma miúda vivaça (sai à mãe...), de dormir pouco, mas pelo menos algumas horas minímas precisa de dormir!!! Ela tem 5 semanas e é raríssimo dormir 1 ou 2h seguidas (fá-lo à noite, só depois do banho, entre 2 das mamadas..). O sono depois do banho dura sempre umas 3h (já é muito bom), mas de resto não é nada calma, mesmo a dormir (mexe-se imenso e faz imensos ruídos). Dona Pediatra diz que é dos gases acumulados que ela vai tentando mobilizar e que simplesmente é uma cachopa activa. Eu digo que não é 100% normal! A minha filha devia dormir umas 16h por dia, e garantidamente não as dorme (nem pouco mais ou menos!)! 

Nós andamos cansados (muito..), e como ela não dormi durante o dia a menos que esteja no colo, ou na cama só uns 15 minutos seguidos, eu não consigo recuperar do sono da noite. Então é acumulação de cansaço... 

A minha mãe está convencida que ela fica com alguma fome (apesar de eu ter bastante leite, e de lhe dar até ela recusar a mama, e de estar a crescer bem). Diz que o meu irmão era assim. que lhe faltava sempre o "bocadinho" para preencher o estômago e se sentir satisfeito para descansar. Que não é que o leite não chegue, mas que se calhar ela precisa de ainda se sentir mais cheia... Eu não sei... não sei que faça. A pediatra acha normal e não aconselhou mais nada, a minha mãe (que é da área da saúde, teve 3 filhos, e cuidou de 5 netos) acha que devia experimentar dar-lhe pelo menos uma vez o suplemento. Eu não sei... ando cansada e tentada a experimentar a ver se resulta!

16 comentários:

  1. O meu filho era assim. Os primeiros meses foram um suplício. Hoje em dia, aos 3 anos, dorme 12 horas à noite e 3 de sesta. Foram só os primeiros meses com as cólicas e a adaptação ao mundo que ele dormiu menos. A partir do 4 mês foi um descanso... Boa sorte. Eu sei bem o que isso é. Por isso é que privação de sono sempre foi um método de tortura. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que estou a ficra cansada e sinto que a bebé também fica! às vezes chega ao final do dia de olhinho inchados de sono...

      Eliminar
  2. O meu tb era assim. A pediatra aconselhou logo suplemento e a verdade é que resultou um pouco. Mas depois deixou quase logo de querer a mama...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tinhas bastante leite? É que eu tenho, por isso não entendo como é possível, mas a minha mãe diz que e mesmo assim!

      Eliminar
  3. A minha filha dorme pouco também para a idade que tem querida... Começou a dormir mais depois de lhe dar o suplemento, sei que tens mais leite que eu tinha mas a verdade é que na altura que dei o suplemento a primeira vez ela tb mamava o tempo que queria na mama..... E agora dorme mais um pouco.... Mas nunca fica 5 ou 6 horas, quem me dera..... A minha mae tb é da área da saúde e acha o mesmo.... Por isso dei o suplemento....

    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando mesmo tentadaaaaaaa.... acho que vai ser hoje à noite...

      Eliminar
  4. Isa e dares suplemento do teu próprio leite?! O D. mamava a té recusar, depois eu retirava logo de seguida mais leite e dava-lhe de biberão e ele mamava sempre! Ou seja, penso que tinha preguiça de mamar o "bocadinho" que lhe faltava e desde o momento em que comecei a fazer isso, acalmou e mesmo de dia começou a fazer sonos grandes!

    Fiz assim até aos 3 meses e meio, altura em que aí sim comecei a sentir que tinha menos leite e que ele precisava de mais e só aí comprei o primeiro leite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas ela tem bebido tudo ou quase a mama toda até ao fim... ainda nem comprei bomba...

      Eliminar
  5. Comigo há 6 anos atrás foi semelhante. E quando dei o suplemento resultou. Mas o meu pequenote perdeu logo o interesse pela mama, e mesmo estimulando a produção de leite com a bomba, sequei, para grande desgosto meu, de um dia ao outro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ter medo que ela depois nao queira mamar é que ando a evitar suplemento.... hoje está melhor... vamos ver!

      Eliminar
  6. Sou.te supeeer sincera... Sei q os pediatras e enfermeiros é q estudaram e blá blá blá mas se fosse por eles a minha filha estava a morrer, literalmente, à fome pois nunca queriam aumentar a dose de leite e ela não aumentava o q devia de peso... Comecei a aumentar por mim mesma e agora está ali "gorda" q consola a ver :D
    Também teve uma altura q andava super mal dos intestinos, nem evacuava sozinha.. A pediatra receitou o nutribén AC+AR e agora todos os dias é uma festa ;)
    Ela é capaz de não dormir pq ainda tem fominha :(
    Beijinhos para vocês!****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje parece que está mais calma e descansada... a maternidade é uma fonte de dúvidas!!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. O que acontece com o suplemento é que sacia mais, daí aguentarem mais tempo a dormir.
    Eu introduzi, à noite, depois de 1 mês a acordar de 2 em 2 horas. Não conseguia ter os olhos abertos.
    Funcionou, pois.
    Cada caso é um caso.
    É possível que entretanto comece a dormir mais tempo seguido.
    Quanto às sestas, olha que nem todos os bebés dormem assim tanto tempo seguido. É muito comum dormirem aos 20 ou 30 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a minha é daquelas que só falta segurar nas palpebras com as mãos para elas não fecharem!!! ;)
      Esta noite é a noite do suplemento... vamos ver se resulta!

      Eliminar
  8. Pois por aqui parece que temos o mesmo problema.
    O pequeno Gui tem quase dois meses, e aguenta 3 ou 4 horas de intervalo. Mas quando tem de mamar do lado direito, desiste da mama antes de estar satisfeito (porque o bico é pequenino e ele tem de se esforçar mais).
    Pensei nessa hipotese de no fim de mamar tirar o leite com a bomba e dar no biberon. Mas fiquei com medo que ele depois perca o interesse pela mama.
    Desculpa a intromissao, mas o cansaço já fala mais alto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Intromete-te à vontade! A partilha de experiências é importante! A Dica da ML é muito boa. Eu por acaso ainda não comprei bomba pois estava a ver o que dava esta coisa da amamentação, então dar o meu proprio leite a seguir não tem sido opção pois retirar manualmente não me dá muito jeito..

      Eliminar

Deixa aqui uma palavrinha! Obrigada